A BNCC E AS IMPLICAÇÕES PARA O CURRÍCULO DO ENSINO MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v25i2.2478Resumo
No presente artigo discutimos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com ênfase nos discursos sobre a área da matemática, tendo em vista que nosso objetivo é analisar as implicações da BNCC para o ensino de matemática. Dentre os autores que deram suporte conceitual à compreensão e à análise do fenômeno, destacam-se: Mainardes (2006), D’Ambrósio (2011) e Pinto (2017). A pesquisa é qualitativa e consistiu em um levantamento bibliográfico e documental sobre a BNCC e ainda sobre a educação matemática. Os resultados apontam que as pesquisas e avanços na área da educação matemática foram ignorados e que seguiremos com a reprodução de um ensino de matemática conteudista que desconsidera os saberes dos alunos e a realidade na qual estão inseridos. Concluímos tecendo breves ponderações e argumentos na direção de compreender a BNCC e a viabilização dessas reformas para a melhoria do ensino de matemática.
Palavras – chave: Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Discursos, Educação Matemática.