INVESTIGANDO O TEMA GÊNERO EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS

Autores

  • Marcos Felipe Silva Duarte Universidade Estadual do Maranhão
  • Jucenilde Thalissa de Oliveira Universidade Estadual do Maranhão
  • Weyffson Henrique Luso dos Santos Universidade Estadual do Maranhão
  • Natarsia Camila Luso Amaral Universidade Estadual do Maranhão
  • Annanda Crystina Chagas Santos Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v28i1.3305

Resumo

Gênero é objeto de investigação em vários âmbitos sociais como a família, a medicina, a religião, a mídia, e a escola. Dentro do ambiente escolar temos a construção de discursos sobre este tema e um dos principais recursos que serve como aporte para isto são os livros didáticos de Ciências. A partir de seus textos, atividades e ilustrações a temática gênero vai sendo representada. Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação qualitativa documental, tendo como aporte teórico os Estudos Culturais em Educação, realizada em dezesseis livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano), do ciclo 2014-2016, onde os objetivos foram: analisar as ideias sobre gênero difundidas; e problematizar os discursos veiculados. Seguindo as metodologias de Bardin (2011) e Minayo (2011), foram criadas duas categorias de análise: “corpo biológico” e “corpo sociocultural” que foram submetidas a leituras e posterior discussão. Os livros analisados apresentam pouco conteúdo acerca de gênero e estes, em maioria, têm uma perspectiva biológica, usando a fisiologia e anatomia para falar de gênero e sexo, ou seja, a preocupação com os órgãos reprodutores, os processos fisiológicos e as diferenças anatômicas foram mais representativas e nem sempre apresentadas de forma contextualizada. A temática também é apresentada por um viés sociocultural, porém, estes aspectos são pouco visibilizados. O fato de o discurso biológico sobre gênero ser predominante nos livros compromete a compreensão do tema como algo construído historicamente pela sociedade e contribui na reprodução de estereótipos. Esta pesquisa pode servir para a construção de livros didáticos que possibilitem aos sujeitos o acesso a informações científicas e interpretações éticas do tema.

 

Palavras-chave: Corpo Biológico, Corpo Sociocultural, Livros Didáticos, Ensino de Ciências, Estudos Culturais em Educação.

Biografia do Autor

Marcos Felipe Silva Duarte, Universidade Estadual do Maranhão

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (PPGE/UEMA). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdades IDAAM. Graduado em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, Saúde e Sexualidade (GP-ENCEX/UEMA).

Jucenilde Thalissa de Oliveira, Universidade Estadual do Maranhão

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (PPGE/UEMA). Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, Saúde e Sexualidade (GP-ENCEX/UEMA), e membro do Grupo de Pesquisa Multiletramentos e Ensino de Língua Portuguesa (GP-MELP).

Weyffson Henrique Luso dos Santos, Universidade Estadual do Maranhão

Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciado e Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Professor da Rede Municipal de Educação de São Luís, Maranhão. Coordenador de TCC e Estágio do Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão (ENSINAR/UEMA). Coordenador de Acompanhamento de Ensino (PROG/UEMA). Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências, Saúde e Sexualidade (GPENCEX/UEMA/CNPq).

Natarsia Camila Luso Amaral, Universidade Estadual do Maranhão

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Maranhão. Professora contratada na Universidade Federal do Maranhão. Professora da Rede Municipal de Educação de São José de Ribamar, Maranhão.

Annanda Crystina Chagas Santos, Universidade Estadual do Maranhão

Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Licenciada em Física pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Downloads

Publicado

2023-06-22

Como Citar

Duarte, M. F. S., Oliveira, J. T. de, Santos, W. H. L. dos, Amaral, N. C. L., & Santos, A. C. C. (2023). INVESTIGANDO O TEMA GÊNERO EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS. PESQUISA EM FOCO, 28(1). https://doi.org/10.18817/pef.v28i1.3305

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>