ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA E CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v26i1.2637Resumo
O desenvolvimento e emprego de metodologias de ensino para os discentes do nível médio é uma tarefa desafiadora, e quando este ensino se dá com alunos com deficiências, esta ação se torna ainda mais complexa e delicada. No ensino de biologia estas dificuldades se apresentam em vários aspectos, dentre eles a escassez de recursos didáticos. O conteúdo encontra-se restrito em textos e imagens nos livros didáticos e não atende ao contexto inclusivo dos alunos deficientes visuais. Neste sentido, este trabalho teve como intuito conhecer os recursos didáticos utilizados pelos professores de alunos com deficiência visual no ensino de biologia, bem como de refletir acerca dos aspectos envolvidos no ensino em uma perspectiva inclusiva na oferta da educação especial. Foram ouvidos uma professora que atua no ensino biologia, mediador e quatro alunos deficientes visuais de uma escola estadual do município de Carutapera-MA. Prosseguimos com a confecção e aplicação de dois recursos (unidade básica do sistema nervoso e célula neural). Foi possível conhecer a realidade escolar, o suporte pedagógico utilizado em sala e os desafios enfrentados na temática de inclusão. Ressaltamos também, que esta experiência se apresentou como um importante instrumento de integração entre universidade e escola, o que fomentou uma rica reflexão no processo de formação e identidade profissional docente, reforçando importância da experiência prática aliada aos conhecimentos teóricos pedagógicos na vida dos acadêmicos de graduação, sobretudo em cursos de formação de professores.
Palavras-chave:
Recursos didáticos, Deficiência visual, Ensino, Biologia, Inclusão.