pH DE COSMÉTICOS E SUA ANALOGIA COM O pH BIOLÓGICO: uma abordagem investigativa no ensino de química
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v27i2.3112Resumo
A Química dos Cosméticos é uma das variadas temáticas que podem ser trabalhadas no ensino de Ciências por investigação, por meio do uso da sequência didática investigativa (SDI), pois estes produtos fazem parte do nosso cotidiano. Para não limitar os estudantes apenas a conteúdos que não contribuirão significativamente para sua aprendizagem, foi proposto este trabalho que apresenta uma SDI estruturada a partir dos três momentos pedagógicos de Delizoicov, em que aborda a temática da química dos cosméticos, com ênfase no pH de cosméticos e sua relação com o pH fisiológico, contextualizando-os com os conceitos trabalhados em sala de aula. A SDI foi iniciada com a aplicação de um questionário para levantamento das concepções prévias dos estudantes, em seguida desenvolveu-se a atividade experimental e, por fim, aplicou-se um questionário final para avaliar tanto a evolução conceitual dos estudantes quanto a intervenção realizada na escola Paulo VI, com duas turmas de 3° ano. A partir dos resultados pôde-se concluir que houve um aumento de respostas elaboradas e uma diminuição de erros e respostas em branco, indicando tem ocorrido uma aprendizagem significativa com o desenvolvimento do pensamento crítico, além da construção do seu pensamento científico.
Palavras-chave: Química dos Cosméticos, sequência didática investigativa, pH.