MODELOS ATÔMICOS DALTON E THOMSON NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD 2018-2020: UM ESTUDO HISTÓRICO-CONCEITUAL
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v28i1.3299Resumo
A abordagem de modelos atômicos em Livros Didáticos de Química (LDQ) pode gerar incompreensões tanto conceituais quanto históricas, pois na maioria dos LDQ’s analisados há seleções de ocorrências históricas nas quais as conexões necessárias para justificar a discussão dos modelos atômicos não são claras, resultando em uma ideia de que o progresso da Ciência dar-se-ia de forma linear e acumulativa. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi realizar uma análise da abordagem histórico-conceitual dos modelos atômicos de Dalton e Thomson nos LDQ’s aprovados no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD 2018-2020). A partir da análise, observou-se que muitas informações foram omitidas, algumas mal explicadas e outras apresentadas de forma errônea. A maioria dos autores dos LDQ trabalhou o conteúdo dos modelos atômicos em uma sequência cronológica clássica. No entanto, em um livro, o LDQ6, em particular, abordou-se a História da Química de forma mais contextualizada. Por fim, concluiu-se que a inserção de episódios históricos, a partir de informações de referências primárias e secundárias, poderá contribuir para um aprendizado mais significativo e contextualizado sobre os modelos atômicos de Dalton e Thomson.
Palavras-chave: Dalton, História da Química, LDQ, Thomson.