MODELOS ATÔMICOS DALTON E THOMSON NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD 2018-2020: UM ESTUDO HISTÓRICO-CONCEITUAL

Autores

  • Davi Souza Ferreira Instituto Federaldo Maranhão (IFMA)
  • Álvaro Itaúna Schalcher Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)
  • Jaldyr de Jesus Gomes Varela Júnior Colégio Universitário (COLUN) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Adilson Luís Pereira Silva Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v28i1.3299

Resumo

A abordagem de modelos atômicos em Livros Didáticos de Química (LDQ) pode gerar incompreensões tanto conceituais quanto históricas, pois na maioria dos LDQ’s analisados há seleções de ocorrências históricas nas quais as conexões necessárias para justificar a discussão dos modelos atômicos não são claras, resultando em uma ideia de que o progresso da Ciência dar-se-ia de forma linear e acumulativa. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi realizar uma análise da abordagem histórico-conceitual dos modelos atômicos de Dalton e Thomson nos LDQ’s aprovados no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD 2018-2020). A partir da análise, observou-se que muitas informações foram omitidas, algumas mal explicadas e outras apresentadas de forma errônea. A maioria dos autores dos LDQ trabalhou o conteúdo dos modelos atômicos em uma sequência cronológica clássica. No entanto, em um livro, o LDQ6, em particular, abordou-se a História da Química de forma mais contextualizada. Por fim, concluiu-se que a inserção de episódios históricos, a partir de informações de referências primárias e secundárias, poderá contribuir para um aprendizado mais significativo e contextualizado sobre os modelos atômicos de Dalton e Thomson.

 

Palavras-chave: Dalton, História da Química, LDQ, Thomson.

Biografia do Autor

Davi Souza Ferreira , Instituto Federaldo Maranhão (IFMA)

Mestrando em Química pelo Instituto Federaldo Maranhão (IFMA). Graduado em Química Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Álvaro Itaúna Schalcher Pereira , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)

Doutor em Engenharia e Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Jaldyr de Jesus Gomes Varela Júnior, Colégio Universitário (COLUN) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

[1] Doutor em Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos (IQSc-USP). Professor do Colégio Universitário (COLUN) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Adilson Luís Pereira Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Doutorando em Química e Mestre em Química pela Universidade Federal do Maranhão. Professor do Departamento de Química (DQM) da Universidade Estadual do Maranhão.

Downloads

Publicado

2023-06-22

Como Citar

Ferreira , D. S., Pereira , Álvaro I. S., Júnior, J. de J. G. V., & Silva, A. L. P. (2023). MODELOS ATÔMICOS DALTON E THOMSON NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD 2018-2020: UM ESTUDO HISTÓRICO-CONCEITUAL. PESQUISA EM FOCO, 28(1). https://doi.org/10.18817/pef.v28i1.3299

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)