Pro-An-Jo: PROTOCOLO DE ANÁLISE DE JOGOS VISANDO GBI (Game Based Intervention): ou Como analisar jogos para estimular competências Cognitivas, Intrapessoais e Interpessoais

Autores

  • Daniella Rosito Michelena Munhoz Universidade Federal do Paraná
  • Guilherme Brante de Freitas Tanello Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v28i2.3517

Resumo

Este artigo apresenta o Pro-An-Jo: Protocolo de Análise de Jogos visando identificar sistemas de jogos com potencial para intervenções. Os Jogos são artefatos projetados por designers para promover experiências lúdicas e evocar comportamentos e emoções nas pessoas. Por um lado, as emoções provocadas por jogos são melhor compreendidas por psicólogos, mas o artigo apresenta um instrumento que mapeia os elementos de design do jogo e estabelece critérios para fazer escolhas sobre jogos em seu potencial de intervenção também no ambiente educacional. Esse protocolo foi aprimorado e testado em uma experiência de campo em um colégio da rede pública de educação, sendo utilizada para selecionar jogos que foram levados à instituição de ensino em 10 sessões de jogos visando uma intervenção lúdico-terapêutica. A premissa é que, conhecendo os atributos constituintes de um sistema de jogo e comparando com as necessidades apresentadas, se torna possível planejar intervenções lúdicas.

 

Palavras-chave: Análise de jogo, Competências (cognitivas, intrapessoais e interpessoais), Sistemas de jogo, Intervenção Baseada em Jogos, Instrumentos e tecnologias para ensino.

Biografia do Autor

Daniella Rosito Michelena Munhoz, Universidade Federal do Paraná

Doutora e pesquisadora do Departamento de Design da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil. Doutora em Sistemas de Informação (UFPR). Mestre em Antropologia Social (UFPR). Especialista em Computação Gráfica Aplicada (PUC/PR) e Promoção e Propaganda (FUNPAR). Bacharel em Comunicação Visual (UFPR). Orcid iD: https://orcid.org/0000-0001-5144-6174.

Guilherme Brante de Freitas Tanello, Universidade Federal do Paraná

Mestrando do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil. Bacharel em Literatura e Estudos Clássicos (UFPR).

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Munhoz, D. R. M., & Tanello, G. B. de F. (2023). Pro-An-Jo: PROTOCOLO DE ANÁLISE DE JOGOS VISANDO GBI (Game Based Intervention): ou Como analisar jogos para estimular competências Cognitivas, Intrapessoais e Interpessoais. PESQUISA EM FOCO, 28(2). https://doi.org/10.18817/pef.v28i2.3517

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)