Pro-An-Jo: PROTOCOLO DE ANÁLISE DE JOGOS VISANDO GBI (Game Based Intervention): ou Como analisar jogos para estimular competências Cognitivas, Intrapessoais e Interpessoais
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v28i2.3517Resumo
Este artigo apresenta o Pro-An-Jo: Protocolo de Análise de Jogos visando identificar sistemas de jogos com potencial para intervenções. Os Jogos são artefatos projetados por designers para promover experiências lúdicas e evocar comportamentos e emoções nas pessoas. Por um lado, as emoções provocadas por jogos são melhor compreendidas por psicólogos, mas o artigo apresenta um instrumento que mapeia os elementos de design do jogo e estabelece critérios para fazer escolhas sobre jogos em seu potencial de intervenção também no ambiente educacional. Esse protocolo foi aprimorado e testado em uma experiência de campo em um colégio da rede pública de educação, sendo utilizada para selecionar jogos que foram levados à instituição de ensino em 10 sessões de jogos visando uma intervenção lúdico-terapêutica. A premissa é que, conhecendo os atributos constituintes de um sistema de jogo e comparando com as necessidades apresentadas, se torna possível planejar intervenções lúdicas.
Palavras-chave: Análise de jogo, Competências (cognitivas, intrapessoais e interpessoais), Sistemas de jogo, Intervenção Baseada em Jogos, Instrumentos e tecnologias para ensino.