DIVERSIDADE CULTURAL PARA A CONSTRUÇÃO E VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR COM FOCO NO CABELO CRESPO/CACHEADO

Autores

  • Cleydiane Cristina dos Santos Rodrigues Feitosa Universidade Estadual do Maranhão
  • Márcia Cristina Gomes Universidade Estadual do Maranhão
  • Cinthia Regina Nunes Reis Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v28i2.3518

Resumo

Nos últimos anos, tem sido perceptível o crescimento de pesquisas voltadas para os estudos étnico-raciais nas mais variadas áreas do conhecimento. Visando colaborar ainda mais nesta temática é que se faz o presente artigo, que tem como objetivo discutir a importância da educação para relações étnico-raciais na educação básica, no sentido de contribuir para a desconstrução do conceito de branquitude e a valorização da diversidade para a construção da identidade com foco no cabelo. Destaca-se ainda a importância da aplicabilidade da Lei n. 11.645/2008, para a educação básica, a qual versa sobre o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena nas escolas. Este estudo adota uma abordagem qualitativa e pesquisa de campo realizada em uma escola particular, no município de Paço do Lumiar, com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental e professores desse nível de ensino. Nos resultados foi possível refletir sobre o cabelo como simbologia de representatividade, e constatou-se que os/as entrevistados/as precisam adquirir um entendimento maior de como este pode significar e representar uma ferramenta de empoderamento, e o que este empoderar representa para a população negra, como o respeito, o combate ao racismo e a sua própria identidade.

 

Palavras-chave:  Cabelo, étnico-raciais, educação.

Biografia do Autor

Cleydiane Cristina dos Santos Rodrigues Feitosa, Universidade Estadual do Maranhão

 Universidade Estadual do Maranhão

Márcia Cristina Gomes, Universidade Estadual do Maranhão

Professora Adjunto da Universidade Estadual do Maranhão, Departamento de Educação e Filosofia, Coordenadora do Grupo de Estudos Questões Educacionais: desigualdade, Inclusão e diversidade nas perspectivas socioeconômica, étnico-racial e de gênero – GEDDIN.

Cinthia Regina Nunes Reis, Universidade Estadual do Maranhão

Universidade Estadual do Maranhão

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Feitosa, C. C. dos S. R., Gomes, M. C., & Reis, C. R. N. (2023). DIVERSIDADE CULTURAL PARA A CONSTRUÇÃO E VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR COM FOCO NO CABELO CRESPO/CACHEADO. PESQUISA EM FOCO, 28(2). https://doi.org/10.18817/pef.v28i2.3518