DIVERSIDADE CULTURAL PARA A CONSTRUÇÃO E VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR COM FOCO NO CABELO CRESPO/CACHEADO
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v28i2.3518Resumo
Nos últimos anos, tem sido perceptível o crescimento de pesquisas voltadas para os estudos étnico-raciais nas mais variadas áreas do conhecimento. Visando colaborar ainda mais nesta temática é que se faz o presente artigo, que tem como objetivo discutir a importância da educação para relações étnico-raciais na educação básica, no sentido de contribuir para a desconstrução do conceito de branquitude e a valorização da diversidade para a construção da identidade com foco no cabelo. Destaca-se ainda a importância da aplicabilidade da Lei n. 11.645/2008, para a educação básica, a qual versa sobre o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena nas escolas. Este estudo adota uma abordagem qualitativa e pesquisa de campo realizada em uma escola particular, no município de Paço do Lumiar, com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental e professores desse nível de ensino. Nos resultados foi possível refletir sobre o cabelo como simbologia de representatividade, e constatou-se que os/as entrevistados/as precisam adquirir um entendimento maior de como este pode significar e representar uma ferramenta de empoderamento, e o que este empoderar representa para a população negra, como o respeito, o combate ao racismo e a sua própria identidade.
Palavras-chave: Cabelo, étnico-raciais, educação.