CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO SOBRE O ENSINO INCLUSIVO
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v28i2.3521Resumo
Este artigo descreve os resultados cujo objetivo foi compreender a concepção de um grupo de licenciando em Matemática sobre o ensino inclusivo para a sua formação profissional a partir da aproximação prática com o cotidiano de uma escola pública. A pesquisa acompanhou o trabalho de um grupo e sua experiência em uma turma com um estudante com deficiência visual. A abordagem foi de cunho qualitativo, pois analisa experiências e examina interações que se desenvolvem em seus contextos, trazendo como questionamento: o ensino inclusivo na formação dos estudantes de licencitura em matemática apresenta controvérsias formativas? Como apoio teórico-metodológico, utilizamos alguns elementos da Análise de Discurso. A análise ocorreu a partir das categorias analíticas, discurso, imaginário e condições de produção dos estudantes, a uma entrevista semiestruturada com questões abertas sobre suas experiências com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Os resultados revelam que os imaginários dos licenciandos se relacionam pouco com seus saberes construídos na formação inicial. Esses imaginários são decorrentes de suas vivências em diversas condições de produção, evidenciando aspectos como a falta de uma abordagem mais incisiva sobre o ensino inclusivo na licenciatura em Matemática na universidade.
Palavras-chave: Educação Matemática. Inclusão. Pibid.