CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO SOBRE O ENSINO INCLUSIVO

Autores

  • Willdson Robson Silva do Nascimento Universidade Federal de Sergipe
  • Eanes dos Santos Correia Universidade Estadual da Bahia
  • Eder Pires de Camargo Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)
  • Fernando Marques de Oliveira Moucherek Universidade Estadual do Maranhão
  • Veleida Anhai da Silva Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v28i2.3521

Resumo

Este artigo descreve os resultados cujo objetivo foi compreender a concepção de um grupo de  licenciando em Matemática sobre o ensino inclusivo para a sua formação profissional a partir da aproximação prática com o cotidiano de uma escola pública. A pesquisa acompanhou o trabalho de um grupo e sua experiência em uma turma com um estudante com deficiência visual. A abordagem foi de cunho qualitativo, pois analisa experiências e examina interações que se desenvolvem em seus contextos, trazendo como questionamento: o ensino inclusivo na formação dos estudantes de licencitura em matemática apresenta controvérsias formativas? Como apoio teórico-metodológico, utilizamos alguns elementos da Análise de Discurso. A análise ocorreu a partir das categorias analíticas, discurso, imaginário e condições de produção dos estudantes, a uma entrevista semiestruturada com questões abertas sobre suas experiências com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Os resultados revelam que os imaginários dos licenciandos se relacionam pouco com seus saberes construídos na formação inicial. Esses imaginários são decorrentes de suas vivências em diversas condições de produção, evidenciando aspectos como a falta de uma abordagem mais incisiva sobre o ensino inclusivo na licenciatura em Matemática na universidade.

 

Palavras-chave: Educação Matemática. Inclusão. Pibid.

Biografia do Autor

Willdson Robson Silva do Nascimento, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Educação para a Ciência, área Ensino de Ciências, pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp/Bauru). Mestre em Educação para a Ciência, área Ensino de Ciências, pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp/Bauru). Especialista em Processos didáticos-pedagógicos para cursos na modalidade a distância pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Especialista em Educação Especial e Inclusiva- Faculdades Integradas do Itararé (FAFIT/São Paulo). Especialista em Docência do Ensino Superior- Faculdades Integradas do Itararé (FAFIT/São Paulo). Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA / São Luís).  Docente do Departamento de Física da Universidade Federal de Sergipe de Itabaiana, Sergipe, Brasil. Membro Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação e Contemporaneidade- EDUCON / UFS / CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Inclusão Escolar (ENCINE/ Unesp/ CNPq). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2350-7731.

Eanes dos Santos Correia, Universidade Estadual da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS/ São Cristóvão). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (UFS/ São Cristóvão). Especialista em em Docência do Ensino Superior- Faculdades Integradas do Itararé (FAFIT/São Paulo). Graduação em Educação Física Licenciatura pela Universidade Tiradentes (UNIT). Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano. Professor Permanente do Programa em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos da Universidade Estadual da Bahia. Membro Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação e Contemporaneidade- EDUCON / UFS / CNPq. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9188-4336. E-mail: eanescorreia1@gmail.com

Eder Pires de Camargo, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

Livre Docente em Ensino de Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em Educação para a Ciência e Pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp/Bauru). Docente do Departamento de Física e Química da UNESP de Ilha Solteira, Ilha  Solteira, São Paulo, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2577-9885. E-mail: eder.camargo@unesp.br

Fernando Marques de Oliveira Moucherek, Universidade Estadual do Maranhão

Doutor em Física pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Física pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA/ São Luís). Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA / São Luís). E-mail: fernando@fisica.uema.br

Veleida Anhai da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Paris VIII, Licenciada em Ensino de Ciências e Matemática. Professora titular do Departamento de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade – EDUCON/UFS/CNPq. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0920-5884. E-mail: veleida@academico.ufs.br.

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

Nascimento, W. R. S. do, Correia, E. dos S., Camargo, E. P. de, Moucherek, F. M. de O., & Silva, V. A. da. (2023). CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO SOBRE O ENSINO INCLUSIVO. PESQUISA EM FOCO, 28(2). https://doi.org/10.18817/pef.v28i2.3521