PERFIL E DESEMPENHO DE CURSOS DE LICENCIATURA NO BRASIL EM UMA DÉCADA DE ENADE (2011-2021)

Autores

  • Stela M. Meneghel Universidade Regional de Blumenau – FURB
  • Edson Machado de Sousa Filho Universidade de Brasília – UnB
  • Fabiano de Souza Ferraz Universidade de Brasília – UnB

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v29i1.3741

Resumo

A democratização do acesso à educação superior brasileira, via implantação de políticas de ação afirmativa (PAA), ampliou o ingresso de grupos excluídos e gerou questionamentos sobre seu desempenho. Para contribuir com o debate, caracterizamos mudanças no perfil de estudantes de cursos de licenciatura de todo o país (matemática, educação física, ciências biológicas, letras e pedagogia) e identificamos variáveis institucionais que interferem no desempenho do curso de pedagogia em uma década de Enade, série 2011, 2014, 2017 e 2021. Tendo por fonte os microdados do exame, para elaborar o perfil consideramos: cor/raça; escola de ensino médio; renda familiar; ingresso por PAA; escolaridade da mãe; e situação de trabalho. Para a análise de desempenho utilizamos: organização acadêmica, categoria administrativa e modalidade de ensino. Os resultados apontaram alterações no perfil de todos os cursos, com destaque para a renda, atestando efetividade das PAA. Tiveram maior desempenho instituições públicas e, dentre estas, notadamente institutos tecnológicos e universidades, cujas médias na modalidade presencial ficaram bastante acima da modalidade a distância. No âmbito das instituições privadas, as sem fins lucrativos mostraram melhores resultados que as lucrativas. E, no geral, cursos com ensino presencial tiveram maior desempenho. O conjunto de dados denota necessidade de políticas públicas de gestão da qualidade das instituições, capazes de identificar elementos que asseguram a qualidade da formação e de gestão institucional para promover a permanência dos estudantes, especialmente os de baixa renda, a fim de assegurar a inclusão dos novos sujeitos e efetiva democratização da educação superior.

Palavras-chave: perfil, desempenho, Enade, inclusão, licenciatura.

Biografia do Autor

Stela M. Meneghel, Universidade Regional de Blumenau – FURB

Departamento de Educação, Universidade Regional de Blumenau – FURB, Blumenau, SC, Brasil.

Edson Machado de Sousa Filho, Universidade de Brasília – UnB

Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação, Universidade de Brasília – UnB, Brasília,

DF, Brasil.

Fabiano de Souza Ferraz, Universidade de Brasília – UnB

Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação da Educação Superior, Universidade de Brasília – UnB, Brasília, DF, Brasil.

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Publicado

2024-06-17

Como Citar

Meneghel, S. M., Sousa Filho, E. M. de, & Ferraz, F. de S. (2024). PERFIL E DESEMPENHO DE CURSOS DE LICENCIATURA NO BRASIL EM UMA DÉCADA DE ENADE (2011-2021). PESQUISA EM FOCO, 29(1). https://doi.org/10.18817/pef.v29i1.3741

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