Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA BRASILEIRA DE ENGENHARIA DE PESCA OBJETIVO
A Revista Brasileira de Engenharia de Pesca (REPESCA) tem por objetivo publicar trabalhos que abordam temas de interesse na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, do Brasil e de outros países do mundo.
 
INFORMAÇÕES GERAIS
Os originais devem ser redigidos em português, inglês ou espanhol, de forma concisa, com a exatidão e a clareza necessárias à sua fiel compreensão. Devem ser enviados ao site da REPESCA: http://ppg.revistas.uema.br/index.php/REPESCA/index, mediante prévio cadastro no sistema da Revista, de acordo com estas normas. Os textos submetidos serão enviados a dois consultores, especialistas no assunto e podem ser: Artigos e Trabalhos Técnicos, com os seguintes itens:
1. Artigos técnico/científicos: contribuições destinadas à divulgar resultados de pesquisas científicas originais concluídas devem conter, no máximo, 15 páginas. Devem conter os seguintes itens: Resumo (+ Palavras-chave), Abstract (+ Keywords), Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão (estes dois juntos ou separados), Conclusões (opcional), Agradecimentos (opcional) e Referências.
2. Artigos de Revisão: contribuições que relatam experiência ou trabalhos desenvolvidos por pessoas ou instituições da área, ou reflexões sobre determinado tema. Devem conter os seguintes itens: Título. Resumo (+ Palavras-chave), Abstract (+ Key words), Introdução, Corpo (desenvolvimento do assunto), Comentários Conclusivos ou Considerações Finais e Referências.
3. Notas ou Resenhas:
contribuições diversas, como relatos de experiências, estudo de casos, análises de fatos ou reflexões, com no máximo 5 páginas.
Nota Científica:
breve comunicação, cuja publicação imediata é justificada por se tratar de fato inédito de importância, mas com volume insuficiente para constituir um artigo científico completo;
Nota Técnica:
refere-se a trabalho de comunicação de métodos, validação de métodos, técnicas, aparelhagens ou acessórios desenvolvidos; Deve conter os seguintes itens: Título, Resumo e/ou Abstract, Corpo (desenvolvimento do
assunto) e Referências (se houver citação).
 
APRESENTAÇÃO DO MANUSCRITO
O trabalho deve ser digitado no editor de texto Microsoft Word, de acordo com a seguinte formatação: fonte Times NR, tamanho 12, com exceção do Resumo e Abstract; espaçamento simples entre linhas: 1,0; tamanho da página: A4; margens esquerda e direita: 2,0 cm; margens superior e inferior: 2,0 cm; justificado e sem divisão de palavras no final da linha. Nomes científicos e palavras estrangeiras devem ser grafados em “itálico”. A estrutura para o Artigo Científico deve ser: Título em português (tamanho 14) e inglês (tamanho 12), Autor(es), Endereços institucionais (completos) e eletrônico do autor correspondente (tamanho 10), Abstract, Key words, Resumo, Palavras-chave (tamanho 11), Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões, Agradecimentos (opcional), Referências (tamanho 12). Os termos: Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões, Agradecimentos e Referências devem ser alinhados à esquerda e grafados em letras maiúsculas e em negrito.
 
TÍTULO
Deve ser claro e conciso (não deve se estender por mais do que duas linhas ou dez palavras), redigido em inglês e português. Deve ser grafado em letras maiúsculas e centralizado na página.
 
NOME DO(S) AUTOR(ES)
Deve(m) ser apresentado(s) completo(s) e na ordem direta (prenome e sobrenome). A filiação do(s) autor(es), bem como um endereço completo para correspondência e um e-mail deverão ser colocados na primeira página, logo após o nome dos autores, sendo identificado(s) por números arábicos sobrescritos, separados por vírgula quando necessário.
 
RESUMO e Palavras-chave e ABSTRACT e Key words
O Resumo deve conter concisamente os objetivos, a metodologia, os resultados obtidos e as conclusões, utilizando no máximo 1300 caracteres (com espaço) e tamanho 11. Palavras-chave: no mínimo três (3) e no máximo seis (6), redigidas em letras minúsculas e separadas por ponto e vírgula com tamanho 11. Não devem repetir palavras que constem do Título e devem identificar o assunto tratado, permitindo que o artigo seja encontrado no sistema eletrônico de busca. O Abstract e Key words devem ser fiéis ao Resumo do trabalho.
OBSERVAÇÃO: Trabalhos submetidos para publicação em inglês ou espanhol devem conter, obrigatoriamente, resumo em português.
 
INTRODUÇÃO
A introdução destina-se a apresentação suscinta da problemática, fazendo referência aos antecedentes relacionados ao trabalho, com justificativa do estudo/trabalho e exposição clara do objetivo do mesmo.
 
MATERIAL E MÉTODOS
Deve descrever objetivamente toda a metodologia empregada, organizada de preferência na ordem de aplicação e de modo que o experimento possa ser reproduzido. Em geral deve conter a descrição do procedimento amostral local, frequência, período, instrumento e métodos, outras variáveis relevantes ou o delineamento do experimento, a descrição dos tratamentos e das variáveis, o número de repetições e as características da unidade experimental.
 
RESULTADOS
Devem apresentar de forma ordenada e coerente, seguindo as normas internacionais de nomenclatura científica, sistemas de unidade, abreviaturas e símbolos, bem como obedecendo os objetivos proposto na mesma ordem.
 
MATERIAL ILUSTRATIVO
As tabelas e figuras devem se restringir ao necessário para o entendimento do texto, numeradas em algarismos arábicos, e devem ser inseridas no item mais apropriado no transcorrer do texto. Figuras: As figuras devem ser “inseridas” no texto e nunca “recortadas” e “coladas”, devem ser de tamanho compatível, para não perder a nitidez quando reduzidas devem ser agrupadas, sempre que possível. Devem ter, no máximo, 17 cm de largura e 21 cm de altura, ser numeradas com algarismos arábicos, com título autoexplicativo logo abaixo (tamanho 11). Palavras em gráficos e mapas devem estar em fonte legível e na fonte Times NR. Os gráficos não devem ter linhas de grade nem margens. Tabelas: As tabelas devem ser feitas com utilização da ferramenta Tabela do “Word”. Símbolos e abreviaturas devem ser definidos nas legendas. Devem ser numeradas com algarismos arábicos e encabeçadas pelo Título (autoexplicativo; tamanho 11). Recomenda-se que os dados apresentados em tabelas não sejam repetidos em gráficos, a não ser quando absolutamente necessário. As tabelas devem ter, no máximo, 17 cm de largura. As tabelas devem ser em formato “retrato” e não ultrapassar uma página.
 
DISCUSSÃO
A Discussão deve conter hipóteses e/ou comentários objetivos sobre os resultados, discutidos à luz de observações constantes da literatura especializada. Desenvolva a discussão apresentando as principais contribuições do trabalho.
 
CONCLUSÃO
A Conclusão deve ser clara, concisa e responder ao objetivo do estudo.
 
AGRADECIMENTOS
Item opcional deve citar de forma sucinta as pessoas ou instituições que colaboraram na elaboração do trabalho ou do manuscrito.
 
REFERÊNCIAS
As referências devem seguir o modelo APA, conforme disposto em: https://drive.google.com/file/d/1fDRqox7psfuDI1xkwP-hDAFlnMUTP8ZV/view OBSERVAÇÃO - Antes de remeter o trabalho, verifique se o mesmo está de acordo com as normas, atentando ainda para os seguintes itens: correção gramatical, correção da digitação, correspondência entre os trabalhos citados no texto e os referidos nas referências, correspondência entre os números de tabelas e figuras citadas no texto.
 
ATENÇÃO:
a) a Revista não concorda necessariamente com os conceitos emitidos pelos articulistas;
b) os recursos advindos de possíveis doações, financiamentos, assinaturas, venda de publicações da REPESCA serão utilizados na manutenção da revista, não cabendo participação dos autores no usufruto desses recursos;
c) os autores ao enviar seus trabalhos concordam com os termos destas normas;
d) o autor principal (ou correspondente) é responsável pela aceitação, para publicação nesta REPESCA, dos demais autores do trabalho.
 
DÚVIDAS E ENVIO DE TRABALHOS:
Entrar em contato com a equipe editorial através do email: repesca@gmail.com.
A REPESCA está disponível no site da Universidade Estadual do Maranhão/Pró-Reitoria de Pós-Graduação e na página do IBCT/SEER: http://ppg.revistas.uema.br/index.php/REPESCA/index
Para melhor orientação na escrita, os autores podem baixar Normas Repesca 2023

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