Monaquismo(s): romano, insular e a definição da Páscoa no Sínodo de Whitby no século VII
Palavras-chave:
Monaquismo, Páscoa, Sínodo de WhitbyResumo
Este trabalho intenta abordar os argumentos centrais sobre a normatização da Páscoa na Grã-Bretanha e Irlanda, e o embate entre monaquismo romano e o monaquismo insular durante o Sínodo de Whitby, em 664 d.C. Considerando que ambas as forças que concorreram nesse sínodo eram monásticas, tratar-se-á de algumas questões centrais acerca do surgimento do monaquismo cristão, até a sua incorporação pela malha da hierarquia eclesiástica da Igreja. Além disso, será contextualizada a entrada do cristianismo na Grã-Bretanha, no sul e no norte. O sul da Ilha foi marcado pelas trocas de presentes com a Igreja e a implementação de leis que protegiam a religião; o norte, por sua vez, era influenciado pelos ideais de Patrício, Brígida e Columba e o nascimento do monaquismo como a religião dos governantes. O aporte teórico-metodológico contará com as noções de estratégia e tática de Michel de Certeau, a fim de exemplificar como a Igreja romana, por meio de ações táticas, conseguiu impor o seu poder estratégico e levar à derrocada o monaquismo insular, as suas práticas e tradições, assim como algumas motivações políticas que podem ter influenciado na convocação do Sínodo de Whitby.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral / Copyright:Os artigos publicados na revista BRATHAIR não podem ser reproduzidos ou copiados para fins comerciais. Os autores conservam os direitos autorais sobre seus artigos e qualquer cópia ou reprodução que não se destine ao estudo e à pesquisa só poderá ser feita mediante a consulta e aquiescência dos próprios autores.
***
The copyright of any article published in the BRATHAIR magazine will belong to the authors of the articles, who will not receive any remuneration, since the BRATHAIR magazine is not for profit ,. When sending originals for publication, the authors are expressing their acceptance of this condition.
The papers published by BRATHAIR cannot be reproduced or copied for commercial purposes. The contents of BRATHAIR can only be used for academic purposes.
Direitos Autorais / Rules for Publication:
Os direitos autorais de qualquer artigo publicado na revista BRATHAIR pertencerão aos autores dos artigos, que não receberão qualquer remuneração, pois a revista BRATHAIR não tem fins lucrativos,. Ao enviar originais para publicação, os autores estarão manifestando a aceitação desta condição.
***
Authors retain the full copyrights of their papers. Therefore, permissions for reprint must be obtained from the authors. Authors are asked to cite the BRATHAIR versions of their papers if related versions are published elsewhere.