A Ars Rhetorica de Agostinho de Hipona na narrativa das Confissões
(The Rhetoric Art of Augustine of Hyppo in the narrative of The Confessions)
DOI:
https://doi.org/10.18817/brathair.v20i1.2330Palavras-chave:
História da Igreja – memória – crise – catolicismo – Antiguidade TardiaResumo
Obra redigida entre os anos de 397 e 400, as Confissões de Santo Agostinho consistem em um relato no qual aspectos biográficos servem como base para uma eclesiologia. Composta a partir dos recursos da Retórica, a estrutura da obra encaminha-se para a conversão de Agostinho ao catolicismo. No interior da narrativa, assume relevância o intervalo temporal que vai de 382 e 386, no qual se processa o traslado de Agostinho de Cartago para Roma e, em seguida, para Milão. O período, situado por volta dos trinta anos de Agostinho, apresenta-se de forma estendida e aprofundada no corpo da narrativa, em que pese sua curta duração. Ele consiste em um modelo relevante para o estudo do emprego das técnicas retóricas por parte do autor, ao mesmo tempo que representa um exemplo de simetria entre a história de Agostinho e a história da Igreja.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral / Copyright:Os artigos publicados na revista BRATHAIR não podem ser reproduzidos ou copiados para fins comerciais. Os autores conservam os direitos autorais sobre seus artigos e qualquer cópia ou reprodução que não se destine ao estudo e à pesquisa só poderá ser feita mediante a consulta e aquiescência dos próprios autores.
***
The copyright of any article published in the BRATHAIR magazine will belong to the authors of the articles, who will not receive any remuneration, since the BRATHAIR magazine is not for profit ,. When sending originals for publication, the authors are expressing their acceptance of this condition.
The papers published by BRATHAIR cannot be reproduced or copied for commercial purposes. The contents of BRATHAIR can only be used for academic purposes.
Direitos Autorais / Rules for Publication:
Os direitos autorais de qualquer artigo publicado na revista BRATHAIR pertencerão aos autores dos artigos, que não receberão qualquer remuneração, pois a revista BRATHAIR não tem fins lucrativos,. Ao enviar originais para publicação, os autores estarão manifestando a aceitação desta condição.
***
Authors retain the full copyrights of their papers. Therefore, permissions for reprint must be obtained from the authors. Authors are asked to cite the BRATHAIR versions of their papers if related versions are published elsewhere.