O debate sobre o feminino por meio da personagem Helena de Troia: propostas para o espaço escolar
(The debate about the feminine through the character of Helen of Troy: proposals for the school space)
DOI:
https://doi.org/10.18817/brathair.v1i21.2530Palavras-chave:
Ensino de História Antiga; Helena de Troia; FeminismoResumo
A abordagem dos conteúdos de História Antiga ainda geram diferentes posicionamentos por parte dos docentes: para alguns é uma temática tratada a título de curiosidade ou se erudição, enquanto para outros desnecessária e há os que pleiteiam sua remoção da grade curricular. O presente estudo tem por finalidade demonstrar que a História Antiga pode ser um veículo de promoção do debate sobre temas pertinentes na atualidade, como questões do feminino e a opressão de gênero. Assim, este artigo propõe a reflexão sobre o feminismo e a emancipação das mulheres por meio da reflexão de personagens como Helena de Troia, rainha espartana conhecida por sua beleza e que carregava uma série de estereótipos ainda hoje associado às mulheres. Assim, a análise desta personagem permite vislumbrar o caráter histórico dos discursos sobre o feminino e os tensionamentos e rupturas provocadas pelas mulheres que encontravam lacunas para atuarem em espaços que não lhes eram reservados. A abordagem da História Antiga pode, deste modo, possibilitar o exercício da crítica e o incentivo à autoestima, a partir da concepção de que elementos como a beleza, não passam de construções históricas e culturais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral / Copyright:Os artigos publicados na revista BRATHAIR não podem ser reproduzidos ou copiados para fins comerciais. Os autores conservam os direitos autorais sobre seus artigos e qualquer cópia ou reprodução que não se destine ao estudo e à pesquisa só poderá ser feita mediante a consulta e aquiescência dos próprios autores.
***
The copyright of any article published in the BRATHAIR magazine will belong to the authors of the articles, who will not receive any remuneration, since the BRATHAIR magazine is not for profit ,. When sending originals for publication, the authors are expressing their acceptance of this condition.
The papers published by BRATHAIR cannot be reproduced or copied for commercial purposes. The contents of BRATHAIR can only be used for academic purposes.
Direitos Autorais / Rules for Publication:
Os direitos autorais de qualquer artigo publicado na revista BRATHAIR pertencerão aos autores dos artigos, que não receberão qualquer remuneração, pois a revista BRATHAIR não tem fins lucrativos,. Ao enviar originais para publicação, os autores estarão manifestando a aceitação desta condição.
***
Authors retain the full copyrights of their papers. Therefore, permissions for reprint must be obtained from the authors. Authors are asked to cite the BRATHAIR versions of their papers if related versions are published elsewhere.