O debate sobre o feminino por meio da personagem Helena de Troia: propostas para o espaço escolar

(The debate about the feminine through the character of Helen of Troy: proposals for the school space)

Autores

  • Letícia Schneider Ferreira IFRS/Docente

DOI:

https://doi.org/10.18817/brathair.v1i21.2530

Palavras-chave:

Ensino de História Antiga; Helena de Troia; Feminismo

Resumo

A abordagem dos conteúdos de História Antiga ainda geram diferentes posicionamentos por parte dos docentes: para alguns é uma temática tratada a título de curiosidade ou se erudição, enquanto para outros desnecessária e há os que pleiteiam sua remoção da grade curricular. O presente estudo tem por finalidade demonstrar que a História Antiga pode ser um veículo de promoção do debate sobre temas pertinentes na atualidade, como questões do feminino e a opressão de gênero. Assim, este artigo propõe a reflexão sobre o feminismo e a emancipação das mulheres por meio da reflexão de personagens como Helena de Troia, rainha espartana conhecida por sua beleza e que carregava uma série de estereótipos ainda hoje associado às mulheres. Assim, a análise desta personagem permite vislumbrar o caráter histórico dos discursos sobre o feminino e os tensionamentos e rupturas provocadas pelas mulheres que encontravam lacunas para atuarem em espaços que não lhes eram reservados. A abordagem da História Antiga pode, deste modo, possibilitar o exercício da crítica e o incentivo à autoestima, a partir da concepção de que elementos como a beleza, não passam de construções históricas e culturais.

capa 2021.1

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Publicado

2021-09-07

Edição

Seção

O ensino de História Antiga e Medieval: práticas e fontes