ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O PERÍODO DE FORMAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Some considerations about the period of formation of the Portuguese Language
DOI:
https://doi.org/10.18817/brathair.v22i2.3551Palavras-chave:
Formação da língua portuguesa, Substrato celta, Superstratos germânicos e árabe, Tradições Discursivas Medievais, Evolução do Romance Galego-PortuguêsResumo
Analiso neste estudo aspectos da formação da língua portuguesa desde o período da sua pré-história e proto-história até a língua portuguesa adquirir um considerável grau de estabilidade ao longo do período medieval. Esta análise contribui para a compreensão dos principais aspectos da formação da língua, sublinhando a importância da evolução por contato de línguas, quer com a língua celta – influência de substrato, quer com as línguas germânicas e árabe – influência de superstrato. É também analisada a evolução específica do romance galego-português em confronto com a do romance castelhano, individualizando-o no âmbito das línguas às quais está historicamente ligado e destacando um conjunto de traços de conservação e de evolução que caracterizam o romance do Noroeste e definem a sua identidade e singularidade. Procura-se mostrar a evolução do português antigo ou arcaico, também no que respeita à produção escrita, desde o período proto-histórico com documentação latino -portuguesa até a fase em que a língua conhece uma amplificação horizontal e vertical, ganha importância quer a nível administrativo quer cultural e tem já expressão literária e jurídica. Este estudo procura explicar como ao longo do período medieval é eliminada uma situação de variação com diferentes normas e a língua adquire um considerável grau de estabilidade com a formação da norma padrão do português moderno.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral / Copyright:Os artigos publicados na revista BRATHAIR não podem ser reproduzidos ou copiados para fins comerciais. Os autores conservam os direitos autorais sobre seus artigos e qualquer cópia ou reprodução que não se destine ao estudo e à pesquisa só poderá ser feita mediante a consulta e aquiescência dos próprios autores.
***
The copyright of any article published in the BRATHAIR magazine will belong to the authors of the articles, who will not receive any remuneration, since the BRATHAIR magazine is not for profit ,. When sending originals for publication, the authors are expressing their acceptance of this condition.
The papers published by BRATHAIR cannot be reproduced or copied for commercial purposes. The contents of BRATHAIR can only be used for academic purposes.
Direitos Autorais / Rules for Publication:
Os direitos autorais de qualquer artigo publicado na revista BRATHAIR pertencerão aos autores dos artigos, que não receberão qualquer remuneração, pois a revista BRATHAIR não tem fins lucrativos,. Ao enviar originais para publicação, os autores estarão manifestando a aceitação desta condição.
***
Authors retain the full copyrights of their papers. Therefore, permissions for reprint must be obtained from the authors. Authors are asked to cite the BRATHAIR versions of their papers if related versions are published elsewhere.