Domina sancta versus domina diabolica? Überlegungen zur Ambivalenz der weiblichen Darstellung im „Nibelungenlied“
Palavras-chave:
Gênero, Literatura em Médio-Alto-Alemão, Canção dos NibelungosResumo
Fazit Das Nibelungenlied - wohl einer der bekanntesten Texte des deutschsprachigen Mittelalters - verhandelt in seiner Konzeption anschaulich die mittelalterliche Vorstellung des sozialen Gefüges von Familie, Verwandtschaft und Sippe. Besonders auffällig erscheint dabei die Figur der Kriemhild, die – in einem Chiasmus zu Brünhild - ihr eingangs so oft zitiertes Ideal einer höfischen Erziehung zu verlieren scheint. Bezüglich den Faktoren Körper, Macht und Kommunikation wandelt sich die Selbstständigkeit dieser mittelalterlichen Frau, die am Ende eigenständig handelnd hervortritt und in ihrer aktiven Rache ihre ganze Sippe beseitigt: domina sancta oder diabolica? Das Nibelungenlied zitiert in diesem Zusammenhang die mittelalterliche Vorstellung einer Notwendigkeit der weiblichen zuht durch die Hand des Mannes. Schlüsselwörter: Gender – Mittelhochdeutsche Literatur – Nibelungenlied Resumo A Canção dos Nibelungos, sem dúvida um dos textos em língua alemã mais conhecidos da Idade Média, trata explicitamente em sua concepção a noção medieval da estrutura social da família, do parentesco e da linhagem. Ao mesmo tempo e de forma particularmente perceptível surge a figura de Kriemhild, a qual, em um quiasmo em relacao à Brünhild, parece perder seu ideal, a princípio frequentemente citado, de uma educação cortes. Em relação aos fatores Corpo, Poder e Comunicação modifica-se a autonomia dessa mulher medieval, que no final se põe em evidência através de suas proóprias ações e, em sua vingança ativa, extingue toda a sua linhagem: domina sancta ou diabolica? A Canção dos Nibelungos cita, nesse contexto, a concepção medieval de uma necessidade da zuht (educação cortês) feminina através da mão masculina. Palavras-Chave: Gênero – Literatura em Médio-Alto-Alemão – Canção dos NibelungosDownloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral / Copyright:Os artigos publicados na revista BRATHAIR não podem ser reproduzidos ou copiados para fins comerciais. Os autores conservam os direitos autorais sobre seus artigos e qualquer cópia ou reprodução que não se destine ao estudo e à pesquisa só poderá ser feita mediante a consulta e aquiescência dos próprios autores.
***
The copyright of any article published in the BRATHAIR magazine will belong to the authors of the articles, who will not receive any remuneration, since the BRATHAIR magazine is not for profit ,. When sending originals for publication, the authors are expressing their acceptance of this condition.
The papers published by BRATHAIR cannot be reproduced or copied for commercial purposes. The contents of BRATHAIR can only be used for academic purposes.
Direitos Autorais / Rules for Publication:
Os direitos autorais de qualquer artigo publicado na revista BRATHAIR pertencerão aos autores dos artigos, que não receberão qualquer remuneração, pois a revista BRATHAIR não tem fins lucrativos,. Ao enviar originais para publicação, os autores estarão manifestando a aceitação desta condição.
***
Authors retain the full copyrights of their papers. Therefore, permissions for reprint must be obtained from the authors. Authors are asked to cite the BRATHAIR versions of their papers if related versions are published elsewhere.