O Parto de Christine: o exercício do diálogo retórico como construção do conhecimento no Livro A Cidade Das Damas (1405), de Christine de Pizan

(Christine's Delivery: the exercise of rhetoric dialogue in the construction of knowledge in the book The City of Ladies (1405), by Christine de Pizan)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/brathair.v20i1.2449

Palavras-chave:

educação, maiêutica, Christine de Pizan

Resumo

Multiplicam-se a cada ano as publicações sobre o Livro da Cidade das Damas (1405), a obra mais célebre de Christine de Pizan. Um dos temas abordados na obra é o da Educação; também presente em outros escritos da autora, como Le Livre des trois vertus, Enseignements et proverbes moraux. Em A Cidade das Damas, o processo ensino aprendizagem merece uma especial atenção, na medida em que se apresenta não apenas enquanto temática, mas ainda como elemento estruturante da narrativa. O enredo se desenvolve através de diálogos entre a narradora/protagonista Christine e as personagens alegóricas Dama Razão, Dama Retidão e Dama Justiça. Pretendemos, neste artigo, abordar o papel do diálogo na obra A Cidade das Damas, compreendendo-o como instrumento pedagógico no processo de gestação do conhecimento/verdade. A nossa análise consistirá em relacionar o diálogo estabelecido entre as três Mestras/Virtudes e a aprendiz/ Christine à arte maiêutica, proposta por Sócrates e seu método de auxiliar no trabalho de parto do conhecimento, apresentado nos Diálogos de Platão. Na senda da metáfora socrática, buscaremos identificar na obra de Pizan as duas etapas que auxiliam na condução do parto de Christine, empregadas pelas Damas/parteiras: a indução à dúvida acerca de um determinado conhecimento; e o estímulo a pensar a partir do seu próprio conhecimento e experiência.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Dossiê 2020.1 - Rhetoric Turn and Medieval History