O novo já nasce velho: a Idade Média pós-BNCCE a questão da mulher medieval nos livros didáticos de história do guia PNLD-2020

(The new is born old: the post-BNCC Middle Ages and the issue of medieval woman in the textbooks of the PNLD-2020 guide)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/brathair.v1i21.2465

Palavras-chave:

Livro didático, Mulheres medievais, Idade Média

Resumo

Nos últimos anos é notório o interesse dos pesquisadores brasileiros das áreas de História Antiga e História Medieval com as questões do ensino de história, em especial com o ensino desses conteúdos na educação básica. Inserindo-se nessas preocupações, o presente artigo explora o principal instrumento pedagógico da educação pública no país, o livro didático. Aproveitando o assunto do dossiê temático, o artigo apresenta apontamentos acerca da Idade Média nos manuais escolares, especificamente nas obras do Ensino Fundamental - Anos finais aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e indicadas no Guia do Livro Didático 2020. O objetivo do artigo é problematizar possíveis mudanças de inserção e abordagem do conteúdo impulsionadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para isso, após apresentar panorama da inserção da Idade Média nos manuais aprovados, o artigo analisa um caso, os papeis sociais das mulheres medievais, tema de “objeto de conhecimento” e “habilidade” da BNCC para o 6º ano do Ensino Fundamental. O trabalho sustenta-se em sete livros didáticos aprovados no PNLD e propõe estudo comparativo do tema nos manuais. Os resultados demonstram a redução do conteúdo de Idade Média nos livros didáticos pós-BNCC e que as obras permanecem abordando as mulheres medievais de forma dissociada da narrativa principal dos capítulos e de maneira superficial.

capa 2021.1

Downloads

Publicado

2021-09-07

Edição

Seção

O ensino de História Antiga e Medieval: práticas e fontes