Ensino de história, quadrinhos e a mobilização social – um estudo de caso da HQ Democracia

(Comic Books and historical mobilization: a case study of graphic novel Democracy)

Autores

  • Luis Filipe Bantim de Assumpção Universidade de Vassouras-Campus Maricá/Professor Adjunto I; Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-Consórcio CEDERJ, polo Cantagalo/Mediado Presencial de História; Maricá; Cantagalo; Rio de Janeiro, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18817/brathair.v1i21.2510

Palavras-chave:

Ensino de História, História em Quadrinhos, Democracia

Resumo

O presente artigo analisa as possibilidades de utilizarmos a HQ Democracia em sala de aula. Discutimos a importância de empregarmos linguagens alternativas junto aos estudantes, com o intuito de se fomentar o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o conceito de lugar social se mostrou relevante, uma vez que exprime as variáveis inerentes ao contexto histórico dos autores desta HQ, chegando a explicitar as suas possíveis intencionalidades com essa obra.

capa 2021.1

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Publicado

2021-09-07

Edição

Seção

O ensino de História Antiga e Medieval: práticas e fontes