O PENSAMENTO MÍSTICO GREGO E O PENSAMENTO COMPLEXO: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA DA ANTIGUIDADE A PARTIR DA PROPOSTA DE EDGAR MORIN
Greek Mystical Thought and Complex Thought: A Reflection on the Teaching Of Ancient History based on Edgar Morin's proposal
DOI:
https://doi.org/10.18817/brathair.v23i2.3959Keywords:
Edgar Morin, Pensamento Místico, Ensino de História AntigaAbstract
Este artigo tem como objetivo refletir sobre o ensino de história antiga a partir da proposta de Edgar Morin acerca do pensamento complexo. O pensamento de Morin defende uma educação preocupada em pensar o humano em sua complexidade e em sua interação e integração com o físico e metafísico abrangendo sete saberes: reconhecer o erro, a ilusão e a incerteza do conhecimento; o conhecimento pertinente; o ensino da condição humana; o ensino da identidade terrena; o enfrentamento das incertezas; o ensino da compreensão quanto à complexidade humana e o ensino sobre a ética do gênero humano. Propomos que as sociedades da antiguidade possuem esse pensamento complexo, expresso em um pensamento místico integrador dos elementos que compõem o humano. Portanto, o ensino de história antiga, a partir dos mitos e religiosidades que formam o pensamento místico antigo, possui o potencial de ensinar sobre a complexidade e diversidade da condição humana.
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