Subsídios para o uso didático do filme O Conclave

Autores

  • Andréia Cristina Lopes Frazão da Silva UFRJ - Faperj - CNPq

Palavras-chave:

Cinema, Idade Média, Ensino, Extensão

Resumo

O Conclave (The Conclave) é uma produção canadense-alemã, elaborada em 2005 e lançada em 2006. Em cerca de 100 minutos, o filme retrata um conclave para a eleição de um novo papa, realizado em Roma, em 1458. Neste artigo, apresento e discuto algumas informações provenientes da historiografia que podem auxiliar a compreensão da trama do referido filme e dar subsídios para o seu uso didático, tanto em atividades de extensão como em turmas do ensino fundamental, médio e superior de diferentes disciplinas, ainda que a ênfase preferencial neste texto se volte para o campo do ensino da História. Estas reflexões se vinculam ao projeto Idade Média: divulgação científica, desenvolvido junto ao Programa de Estudos Medievais da UFRJ.

Biografia do Autor

Andréia Cristina Lopes Frazão da Silva, UFRJ - Faperj - CNPq

Andreia Cristina Lopes Frazão da Silva concluiu o doutorado em Historia Social pela UFRJ em 1996. É Professora Titular do Instituto de História da UFRJ, atuando no PPGHC. Com a professora Leila Rodrigues da Silva e Paulo Duarte, é coordenadora do Programa de Estudos Medievais (Pem) da UFRJ. É bolsista PQ2 do CNPq. Foi agraciada em 2015 com a Bolsa Cientista de Nosso Estado, financiada pela Faperj. É autora de artigos publicados em periódicos especializados, de trabalhos completos em anais de eventos, de capítulos de livros e de livros, entre obras de sua autoria ou organizadas. Possui ampla produção técnica. Orienta teses de doutorado, dissertações de mestrado, pesquisas de iniciação cientifica, bolsistas de extensão e trabalhos de conclusão de curso de graduação. Atua na área de historia medieval, com ênfase em Historia Comparada e Estudos de Gênero Pós-estruturalistas. Suas principais temáticas de pesquisa são a hagiografia medieval, o fenômeno da santidade, a Igreja papal, as práticas da religiosidade, a espiritualidade laica, os discursos de gênero, os centros de produção intelectual e os textos normativos, privilegiando como recorte espaço-temporal as penínsulas ibérica e itálica nos séculos XI ao XIII.

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Publicado

2017-12-29

Edição

Seção

Dossiê 2017.2