Por um currículo afrorreferenciado de História Antiga e Medieval

(Towards an Afroreferenced Ancient and Medieval History Curriculum)

Autores

  • SILVIANA FERNANDES MARIZ Unilab

DOI:

https://doi.org/10.18817/brathair.v1i21.2523

Palavras-chave:

Ensino de História, História Antiga e Medieval, África

Resumo

O presente artigo aborda a inclusão de temáticas da história e da cultura africana nos conteúdos programáticos das componentes curriculares de História Antiga e História Medieval no Brasil. Utiliza-se, como principal referência empírica, a experiência desenvolvida no curso de Licenciatura em História da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), no Ceará, a partir da construção e adoção de um currículo afrorreferenciado, cujo arco temático de seu conteúdo programático encontra-se ampliado em atendimento à lei 10.639/03 e legislação correlata.

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Publicado

2021-09-07

Edição

Seção

Reflexões sobre o ensino de Antiga e Medieval