O mundo no medievo: experimentos em ensino história medieval no Brasil

(The world in medieval times: experiments in teaching Medieval history in Brazil)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/brathair.v1i21.2658

Palavras-chave:

eurocentrismo, História da Ásia, História Medieval

Resumo

Em que medida o ensino sobre a Idade Média pode abrir horizontes de interpretação não eurocêntrica da história para jovens brasileiros. Nas páginas a seguir, serão evocadas algumas tentativas de descentralização do olhar em relação aos roteiros predominantes na historiografia em português. Neste sentido, balizas podem ser colocadas a partir de questionamentos sobre o evolucionismo cultural, por meio de instrumentos simples e acessíveis como mapas e documentos medievais que facilitam o relativizar de assunções corriqueiras. Por sua vez, tais perspectivas permitem reconsiderar também a história de outros períodos e espaços de forma a ganhar em liberdade em relação ao eurocentrismo vigente até na academia, portador de subalternidade intrínseca para quaisquer outros espaços, inclusive o Brasil. A Ásia, por exemplo, oferece materiais ricos e úteis para jovens cidadãs e cidadãos do século XXI.

capa 2021.1

Downloads

Publicado

2021-09-07

Edição

Seção

Reflexões sobre o ensino de Antiga e Medieval