CINEMA, CINEMAS, FILMES: O “CINECLUBE” COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DA HISTÓRIA ANTIGA

Cinema, Cinemas, Films: The “Cineclub” as an Instrument for Teaching Ancient History

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/brathair.v23i2.3484

Palavras-chave:

História e cinema, Ensino de História Antiga

Resumo

O presente texto delineia as questões fundamentais para a utilização dos filmes no ensino de História Antiga, pensadas a partir da experiência de disciplinas eletivas voltadas à relação Cinema e Antiguidade ministradas na Universidade de Pernambuco. Tratamos das pretensões historiográficas da sétima arte; propomos um ordenamento dos filmes com essa temática, elaborado com critérios cronológicos e temáticos; discutimos essas categorias, dando exemplos de filmes e de questões que podem ser levantadas; por fim, debatemos ferramentas metodológicas para sua utilização no ensino de História Antiga.

Biografia do Autor

José Maria Gomes de Souza Neto, Universidade de Pernambuco

Professor adjunto da Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte. Doutor em História pela UFPE, Pós-Doutor em Educação pela UFS.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Edição

Seção

Dossiê 2023.2