REPRESENTAÇÃO DAS EMOÇÕES NO ENSINO DAS VIRTUDES E VÍCIOS: A AGENCIA DAS IMAGENS NO SÉCULO QUINZE NA FRANÇA

Representation of Emotions in the Teaching of Virtues and Vices: The Agency of Images in Fifteen Century France

Autores

  • Dafna Nissim University of Negev

DOI:

https://doi.org/10.18817/brathair.v23i1.3926

Palavras-chave:

Vícios e virtudes, Socialização emocional, Ilustração tardo-medieval, De regimine principum

Resumo

Este artigo oferece uma nova abordagem para a discussão do aprendizado de emoções, comportamento e virtudes no contexto da educação aristocrático tardo-medieval. É examinada a representação das emoções no ensino das virtudes e vícios na França do século XV a partir de uma análise das ilustrações de vícios no Livro de Horas Morgan e discute-se como gestos e movimentos representados nessas ilustrações comunicam emoções e contribuem à educação moral. O artigo também explora o discurso sobre gestos, emoções e virtudes em tratados didáticos e enfatiza a importância da representação visual na educação moral na Idade Média tardia. Este estudo de caso pode contribuir a novos métodos para o estudo da socialização de indivíduos nas sociedades do passado em que obras de arte tinham um papel fundamental.

Downloads

Publicado

2024-10-31