LIVROS DIDÁTICOS E A BÍBLIA COMO FONTE HISTÓRICA: (DES)CAMINHOS DA HISTÓRIA ANTIGA ENSINADA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Textbooks and the Bible as a Historical Source: (Mis)Paths in Ancient History Taught in Elementary Education

Autores

  • José Petrúcio Farias Junior UFPI

DOI:

https://doi.org/10.18817/brathair.v23i2.3963

Palavras-chave:

Ensino de História, Bíblia, Jesus de Nazaré, Livros Didáticos

Resumo

Exploraremos percursos e percalços da escrita da história antiga escolar, a partir de livros didáticos de História do 6º. ano do ensino fundamental, sobretudo no tocante ao uso da Bíblia como fonte histórica indispensável à compreensão da construção de memórias sobre Jesus de Nazaré e dos movimentos cristãos na Antiguidade. Optamos por indagar a edição aprovada de duas coleções apresentadas ao PNLD 2024, a saber: a coleção História: sociedade & cidadania (2022), dirigida por Alfredo Boulos Júnior bem como a proposta da editora SM Educação, intitulada Geração Alpha, História (2022), dirigida por Débora Yumi Motooka. A nosso ver, duas importantes amostras que podem apontar para possíveis tendências no campo do ensino da história antiga escolar. A escolha do recorte temático se justifica, de um lado, pela relevância do cristianismo ao campo de experiência de crianças e jovens que passam a construir e atribuir sentidos ao passado a partir de suas vivências junto a instituições religiosas às quais pertencem e, de outro, pelas contribuições da história e dos aportes teórico-metodológicos desse campo científico para ampliar a discussão sobre a produção literária cristã e suas recepções na contemporaneidade.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Edição

Seção

Dossiê 2023.2