INTROMETENDO-SE NO LIVRO DIDÁTICO: UMA PROPOSTA PARA O USO DE REALIDADE AUMENTADA (AR) NO ENSINO DE HISTÓRIA MEDIEVAL
Intruding into the Textbook: A Proposal for the use of Augmented Reality (Ar) in Teaching Medieval History
DOI:
https://doi.org/10.18817/brathair.v23i2.3964Palavras-chave:
Livro Didático, Realidade aumentada, Medievalismo, Ensino de História MedievalResumo
O principal objetivo deste artigo abrange o uso da realidade aumentada em livros didáticos de História, explorando a interseção entre Humanidades Digitais, História Digital e o conceito ampliado de medievalismo. A realidade aumentada é entendida como uma ferramenta que pode enriquecer a aprendizagem histórica, incorporando elementos digitais ao mundo real por meio de dispositivos com câmeras. O texto destaca o fenômeno do medievalismo, que envolve a apropriação de elementos medievais em diferentes contextos e épocas, assim como o neomedievalismo, que abraça anacronismos e não se preocupa com precisão histórica. Conquanto o medievalismo e o neomedievalismo se faça presente nas concepções do passado medieval dos(as) educandos, os autores destacam a importância de estabelecer um diálogo entre acadêmicos e o interesse público, no intuito de evitar o uso inadequado de elementos medievais para fins político-ideológicos. O presente artigo ainda conferiu certa atenção aos castelos e sua presença tanto no (neo)medievalismo quanto nos livros didáticos de História. Notadamente, estas construções passaram por usos e abusos ao longo do tempo, mas constituem talvez uma das primeiras memórias que temos ligadas ao período medieval. Desta maneira, o artigo tenta abordar este amplo leque de elementos para fornecer uma premissa metodológica para o uso de realidade aumentada aplicada ao Ensino de História Medieval.
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