O CONTRADITÓRIO NA ESTIGMATIZAÇÃO DE FRANCISCO DE ASSIS NA LEGENDA PERUSINA (LP) E NO ESPELHO DA PERFEIÇÃO (SP), DUAS HAGIOGRAFIAS “LEONINAS”

The contradictory of the stigmatization of Francisco de Assis in the Perusine Legend (LP) and in the Mirror of Perfection (SP), two “leonine” hagiographies

Autores

  • Alex Silva Costa UFMA

DOI:

https://doi.org/10.18817/brathair.v23i2.3968

Palavras-chave:

Memória, Frei Leão, Francisco de Assis

Resumo

O artigo analisa a representação do milagre da estigmas de Francisco de Assis nas hagiografias franciscanas “oficiais” e “não oficiais” dos séculos XIII e XIV. Em especial, analisamos os discursos contraditórios sobre o tema nas obras Espelho da Perfeição (SP) e Legenda Perusina (LP). Identificamos diferenças na descrição e importância dada aos stigmata em relação ao material hagiográfico “oficial”, como a Vita Prima (1C) de Tomás de Celano e a Legenda Maior (LM) de Boaventura. Pretendemos debater os novos fatos para evidenciarmos a disputa mnemônica do milagre dos estigmas compilado sob a óptica dos companheiros próximos a Francisco de Assis, ou seja, o do grupo “nos qui cum eo fuimus” que apresenta uma interpretação diferente da visão oficial dos textos hagiográficos tutelados pela Igreja.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Edição

Seção

Artigos/Articles