ESTRUTURAÇÃO NATURAL DE PAISAGENS DA ZONA DA MATA DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.26.01.2022.2861

Palavras-chave:

Estruturação de paisagens. Geossistemas. Geografi a de Pernambuco. Zona da Mata de Pernambuco.

Resumo

Este trabalho tem por fi nalidade analisar a contribuição de dois geógrafos pernambucanos que pioneiramente, na década de 1960, apresentaram uma proposta de divisão da Zona da Mata pernambucana. Procurou-se ampliar a descrição desses autores para o espaço mencionado e empregar novos instrumentos técnicos fornecidos pela Moderna Cartografia ao estudo. Para a realização deste trabalho, procedeu-se uma ampla pesquisa bibliográfica sobre os principais aspectos do quadro natural da porção leste de Pernambuco e uma análise dos textos clássicos da Geografia Física que tratam dos vários elementos da paisagem, além da gênese e evolução da compartimentação do relevo da Zona da Mata pernambucana. Foram empregadas na análise Cartas SRTM, em escalas diversas, imagens do Google Earth e cartas altimétricas. A análise climática foi feita a partir da interpretação de dados mensais e anuais de séries históricas da SUDENE e as fornecidas pela Agência Pernambucana de Águas e Clima-APAC.

Biografia do Autor

Lucivânio Jatobá, UFPE

Geógrafo, Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente, pelo PRODEMA/UFPE. Prof. Adjunto 4 do Departamento de Ciências Geográficas da Universidade Federal de Pernambuco e Professor Permanente do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Ambientais da UFPE.

Alineaurea Florentino Silva, Embrapa Semiárido

Engenheira Agrônoma, Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente, UFPB. Pesquisadora da Embrapa Semiárido. Petrolina-PE.

Downloads

Publicado

2022-07-20

Como Citar

Jatobá, L., & Florentino Silva, A. (2022). ESTRUTURAÇÃO NATURAL DE PAISAGENS DA ZONA DA MATA DO ESTADO DE PERNAMBUCO. Revista Ciência Geográfica, 26(01), 09–33. https://doi.org/10.18817/26755122.26.01.2022.2861