SANEAMENTO BÁSICO NO NORDESTE: METAS, DESAFIOS E INVESTIMENTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.26.01.2022.2877

Palavras-chave:

Saneamento Básico. Abastecimento de Água. Esgotamento Sanitário. Nordeste.

Resumo

Este estudo, constituído através de uma pesquisa exploratória e descritiva, investigou e apresentou dados referentes ao cenário do saneamento básico – nos segmentos abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto – no Brasil, com ênfase na Região Nordeste. A partir dos dados coletados realizou-se uma análise com o objetivo de evidenciar os desafi os para a ampliação do acesso a esses serviços até o ano de 2033, segundo a meta de longo prazo estabelecidas pelo PLANSAB, em diálogo com a Lei nº 11.445/2007. Os resultados encontrados indicam a existência de desigualdade regional, e apontaram alguns desafi os a serem superados (alto valor de investimento, desigualdade urbana e rural e baixo poder aquisitivo). Para tanto entende-se que será necessário um esforço conjunto dos Entes Estatais, de modo a garantir até 2033, na Região Nordeste, o acesso universal aos serviços de água potável, coleta e tratamento de esgoto.

Biografia do Autor

Solange Maria da Conceição dos Santos, UECE

Advogada. Professora Substituta na Universidade Estadual do Ceará - UECE, Mestre em Políticas Públicas – UECE. Doutoranda em Políticas Públicas – UECE. Bolsista CAPES

Francisco Roberto Pinto, UECE

Pós-doutorado em Administração pelo PROPAD da Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em Gestão de Empresas pela Universidade de Coimbra (2008). Doutor em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2004). Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1983). Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (1974). Professor dos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Coordenador do Laboratório de Gestão da Responsabilidade Socioambiental e Sustentabilidade.

João Silvio Dantas de Morais, UECE

Geógrafo, Professor na Universidade Estadual do Ceará, Especialista em Geoprocessamento pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Mestre em Geoprocessamento pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Doutor em Geologia pela Universidade Federal do Cará (UFC).

Vanda de Claudino-Sales, UVA

Professora-doutora do Mestrado Acadêmico em Geografi a da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA.

Downloads

Publicado

2022-07-20

Como Citar

Maria da Conceição dos Santos, S. ., Roberto Pinto, F., Silvio Dantas de Morais, J. ., & de Claudino-Sales, V. . (2022). SANEAMENTO BÁSICO NO NORDESTE: METAS, DESAFIOS E INVESTIMENTOS. Revista Ciência Geográfica, 26(01), 155-180. https://doi.org/10.18817/26755122.26.01.2022.2877