EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: O PROJETO “NÓS PROPOMOS” E A FORMAÇÃO CIDADÃ NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE MARABÁ – PARÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.26.01.2022.2906

Palavras-chave:

Ensino de Geografia. Cidadania. Projeto Nós Propomos. Educação Básica.

Resumo

O objetivo do presente trabalho é relatar a experiência do projeto “Nós Propomos” na educação básica do município de Marabá-PA. Os métodos empregados partiram das pesquisas bibliográficas sobre Ensino de Geografia e Cidadania na educação básica. Na pesquisa empírica, para a execução do Projeto na Escola Municipal de Ensino Fundamental Deuzuita Melo de Albuquerque, foram realizadas as seguintes etapas: 1. Uso de questionários quali-quantitativos; 2. Análise do filme “O Menino Que Descobriu o Vento” e posterior debate a respeito do mesmo, o relacionando com a ideia principal do projeto; 3. Planejamento e execução da pesquisa de campo, os alunos identificaram a localização das problemáticas urbanas por meio de imagens de satélites, traçando um possível percurso; 4. Culminando na exposição do projeto na VI feira do conhecimento, realizada na escola. Pretende-se com a realização da pesquisa, trazer reflexões e implementações em outros colégios servindo de base para o ensino, pesquisa e extensão. 

Biografia do Autor

Dionel Barbosa Ferreira Junior, UNIFESSPA

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografi a na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduado em Geografi a pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Evandro Frois de Sousa, uft

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografi a na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduado em Geografi a Pela UFT.

Robson Alves dos Santos, UNIFESSPA-Marabá

Doutor em Geografia pela UFG/Goiânia , Mestrado e Graduação em Geografia pela UFG (Campus Catalão). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal do Sudeste do Pará (UNIFESSPA) Unidade Marabá.

Marcus Vinicius Mariano de Souza, UNIFESSPA-Marabá

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2015), com período sanduíche na Universidade de Lisboa, Portugal. Mestre em Geografi a (2009) e graduação (licenciatura e bacharelado) também pela Universidade Federal de Uberlândia (2006). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal do Sudeste do Pará (UNIFESSPA) Unidade Marabá.

Downloads

Publicado

2022-07-20

Como Citar

Barbosa Ferreira Junior, D. ., Frois de Sousa, E. ., Alves dos Santos, R. ., & Vinicius Mariano de Souza, M. . (2022). EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: O PROJETO “NÓS PROPOMOS” E A FORMAÇÃO CIDADÃ NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE MARABÁ – PARÁ. Revista Ciência Geográfica, 26(01), 555–575. https://doi.org/10.18817/26755122.26.01.2022.2906

Edição

Seção

ARTIGOS DE ABRANGÊNCIA GERAL