CIDADANIA E GLOBALIZAÇÃO NO MODO DE PRODUÇÃO VIGENTE

Autores

  • José Misael Ferreira do Vale Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru

Palavras-chave:

Milton Santos. Geógrafo. Espaço físico e social. Ensino de Geografi a. Cidadania e Civismo. Globalização. Sociedade Civil.

Resumo

O Autor do texto faz estudo sobre a contribuição do Ilustre Geógrafo Milton Santos sobre temas fundamentais da Ciência Geográfica. Evidencia que o ensino da Geografia alcança relevância com os estudos relativos ao espaço visto como síntese dialética dos “sistemas de coisas” e “sistemas de ação” que acontecem no interior do modo de produção capitalista. Chama a atenção para a Educação voltada à cidadania numa Sociedade Civil com enormes desigualdades sociais, econômicas, educacionais, políticas e culturais ampliadas, pelo modo produção vigente, voltado para o benefício de minoria poderosa.

Biografia do Autor

José Misael Ferreira do Vale, Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru

autor é formado em Filosofi a pela USP. Mestrado em Educação pela FEUSP, Doutor em Filosofia da Educação pela Universidade Católica de São Paulo. Professor de Filosofia da Educação nos cursos de Pedagogia de Marília e Bauru, ambos da UNESP. Professor de Cursos de Pós-graduação da UNESP. Diretor da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru (SP) no período de 1997-2001. Começou as atividades docentes em 1957 como professor primário. Membro da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Bauru - SP.

Downloads

Publicado

2022-07-29

Como Citar

Misael Ferreira do Vale, J. . (2022). CIDADANIA E GLOBALIZAÇÃO NO MODO DE PRODUÇÃO VIGENTE. Revista Ciência Geográfica, 26(2), 664-678. Recuperado de https://ppg.revistas.uema.br/index.php/cienciageografica/article/view/2912