CONTRIBUIÇÕES DE MILTON SANTOS, DESENVOLVIMENTO SOCIOESPACIAL E O DIREITO À CIDADE: REFLEXÕES A PARTIR DE PARINTINS-AM

Autores

  • Cassiano Lobato Paulino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas-IFAM

Palavras-chave:

Parintins (AM). Milton Santos. Desenvolvimento socioespacial. Direito à cidade.

Resumo

Este artigo tem como objetivo iniciar uma reflexão sobre o município de Parintins, estado do Amazonas, a partir de contribuições de Milton Santos para o planejamento do espaço urbano e premissas que englobam o desenvolvimento socioespacial e o direito à cidade. A análise se desenvolve principalmente com base na revisão bibliográfica de contribuições de Santos, Souza (2006a, 2006b, 2012, 2013) e de Lefebvre (1969, 1991, 1999). Fundamentados nesses aportes, são identificadas alternativas e possibilidades no âmbito teórico-metodológico, mas também político e prático para a compreensão da dialética da referida cidade. Além disso, a postura política e ideológica dos autores no que diz respeito ao entendimento dos conflitos e contradições presente no urbano nos oferecem subsídios para o entendimento da produção e reprodução do espaço do município em questão.

Biografia do Autor

Cassiano Lobato Paulino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas-IFAM

Mestre em Geografi a pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM).

Downloads

Publicado

2022-07-29

Como Citar

Lobato Paulino, C. . (2022). CONTRIBUIÇÕES DE MILTON SANTOS, DESENVOLVIMENTO SOCIOESPACIAL E O DIREITO À CIDADE: REFLEXÕES A PARTIR DE PARINTINS-AM. Revista Ciência Geográfica, 26(2), 879-903. Recuperado de https://ppg.revistas.uema.br/index.php/cienciageografica/article/view/2924