NARRATIVAS GEOGRÁFICAS DE UMA VIAGEM À SERRA DO DIVISOR NA AMAZÔNIA ACREANA

Autores

  • Suzanna Dourado da Silva Universidad Nacional Autónoma de México - UNAM
  • Adnilson de Almeida Silva Programa de Pós-Graduação em Mestrado e Doutorado em Geografia/PPGG/UNIR
  • Raquel Dourado da Silva Faculdade da Amazônia Ocidental – FAAO

Palavras-chave:

Serra do Divisor. Unidade de Conservação. Fenomenologia. Populações Tradicionais. Acre.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compartilhar uma narrativa a partir da vivência e experiência obtida na Serra do Divisor, no Parque Nacional Serra do Divisor (PNSD), caracterizado como Unidade de Conservação (UC) na Amazônia Acreana. Esta se encontra localizada nos municípios de Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, pertencentes ao estado do Acre, fronteiriço com Pucallpa-Peru. O Parque está sob os cuidados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio. O método de análise utilizado foi o fenomenológico e os procedimentos metodológicos utilizados se deu por meio do trabalho de campo com a utilização da técnica da observação direta, entrevistas, conversas informais, diário de campo e registros fotográficos do ambiente pesquisado, pois se busca compreender o sujeito e o grupo na sua singularidade a partir de suas emoções e percepções de mundo. As principais questões destacadas foram: as paisagens amazônicas diversificadas, os modos de vida das populações tradicionais, os sentimentos, percepções emoções e significados do lugar e natureza e a importância do ambiente para reprodução social da vida das populações tradicionais amazônicas. Assim, permitir-se estabelecer uma relação intersubjetiva do sujeito com o meio é uma estratégia desafiadora diante de um mundo que não se conhece, mas que se está prestes a ser revelado. 

Biografia do Autor

Suzanna Dourado da Silva, Universidad Nacional Autónoma de México - UNAM

Licenciada em Geografia pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL; Mestra e Doutoranda pelo PPGG/UNIR e com Doutorado sanduíche em andamento na Universidad Nacional Autónoma de México - UNAM. Pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Geografia, Natureza e Territorialidades Humanas – GENTEH/UNIR.

Adnilson de Almeida Silva, Programa de Pós-Graduação em Mestrado e Doutorado em Geografia/PPGG/UNIR

Licenciado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR; Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR; Pós-Doutorado em Geografia  pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG; Coordenador e Pesquisador do Grupo de Pesquisa Geografia, Natureza e Territorialidades Humanas - GENTEH/UNIR; Professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Mestrado e Doutorado em Geografia/PPGG/UNIR.

Raquel Dourado da Silva, Faculdade da Amazônia Ocidental – FAAO

Graduada em Turismo pela Faculdade da Amazônia Ocidental – FAAO; Mestra em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR; Doutoranda em Geografia pela Universidad Nacional Autónoma de México - UNAM. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Modo de Vida e Culturas Amazônicas - GEPCULTURA

Downloads

Publicado

2022-07-29

Como Citar

Dourado da Silva, S. ., de Almeida Silva, A. ., & Dourado da Silva, R. . (2022). NARRATIVAS GEOGRÁFICAS DE UMA VIAGEM À SERRA DO DIVISOR NA AMAZÔNIA ACREANA. Revista Ciência Geográfica, 26(2), 904-925. Recuperado de https://ppg.revistas.uema.br/index.php/cienciageografica/article/view/2925