USO DO TERRITÓRIO E ATIVIDADE INDUSTRIAL: ZONAS DE DENSIDADE E RAREFAÇÃO NO ESTADO DE ALAGOAS*

Autores

  • Clevisson José da Silva GJC/UFAL
  • Dhiego Antonio de Medeiros Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL
  • Antonio Alfredo Teles de Carvalho Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Palavras-chave:

Território usado. Organização espacial da indústria. Centralidade urbana. Processo de industrialização.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a densidade e rarefação da atividade industrial no estado de Alagoas à luz de uma leitura geográfica. A metodologia compreendeu a pesquisa bibliográfica, centrada nas proposições sobre método, espaço geográfico, território usado, formação territorial e econômica de Alagoas, rede urbana e organização espacial da indústria alagoana; e a pesquisa documental, com levantamentos de dados e publicações de órgãos ofi ciais públicos e privados. Os principais resultados revelam que: a) a atividade industrial em Alagoas é desigualmente concentrada no território e se reflete na hierarquia urbana a partir dos seus principais centros; b) a organização da rede urbana e os fatores de localização industrial são variáveis essenciais para compreensão da atual organização espacial da indústria no estado; c) a densidade industrial em Alagoas é relativa, mesmo aqueles centros considerados densos ainda são pontos letárgicos se comparados com a realidade nacional e até mesmo regional.

Biografia do Autor

Clevisson José da Silva, GJC/UFAL

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografi a Humana da Universidade de São Paulo e integrante do Grupo Josué de Castro de Pesquisas Territoriais (GJC/UFAL).

Dhiego Antonio de Medeiros, Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP, processo n.º 20/08530-2). Professor Assistente da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal/Campus V).

Antonio Alfredo Teles de Carvalho, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e pesquisador líder do Grupo Josué de Castro de Pesquisas Territoriais (GJC/UFAL).

Downloads

Publicado

2022-07-29

Como Citar

José da Silva, C. ., Antonio de Medeiros, D. ., & Alfredo Teles de Carvalho, A. . (2022). USO DO TERRITÓRIO E ATIVIDADE INDUSTRIAL: ZONAS DE DENSIDADE E RAREFAÇÃO NO ESTADO DE ALAGOAS*. Revista Ciência Geográfica, 26(2), 1092-1108. Recuperado de https://ppg.revistas.uema.br/index.php/cienciageografica/article/view/2934