O ESTUDO DAS PAISAGENS DO LUGAR DE VIVÊNCIA PELO ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR DE JACOBINA/BA/BRASIL

Autores

  • Joseane Gomes de Araújo Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC/BA
  • Andréa Aparecida Zacharias UNESP/FCTE-Campus de Ourinhos-SP

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3055

Palavras-chave:

Ensino de Geografia. Conceitos geográficos. Mediação didática. Aprendizagem.

Resumo

Este trabalho reflete sobre o ensino da Geografia a partir do lugar de vivência e a ampliação das discussões teórico-conceituais como papel relevante na significação dos conceitos geográficos em sala de aula. A metodologia adotada baseou-se nos caminhos metodológicos apresentados por Araújo (2022) que traz a abordagem qualitativa com caráter exploratório, bibliográfico e documental concretizada a partir da realização de questionários e oficinas pedagógicas. Os resultados mostraram que o uso das paisagens do lugar de vivência (município) pode proporcionar a visão integral da representação espacial dos lugares, aproximar os objetivos do conhecimento geográfico (instrumental teórico) dos objetivos da Geografia escolar (saber escolar) e da realidade dos alunos, além de possibilitar o diálogo entre os conceitos e a realidade do lugar, para se evitar a aplicação mecânica do que é produzido na escola e o que é vivido fora dela, propiciando a análise crítica da realidade.

Biografia do Autor

Joseane Gomes de Araújo, Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC/BA

Professora da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC/BA. Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – PPGG/IGCE/UNESP/Campus de Rio Claro-SP. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Geotecnologias e Cartografia aplicadas à Geografia – GEOCART/CNPq/Brasil.

Andréa Aparecida Zacharias, UNESP/FCTE-Campus de Ourinhos-SP

PhD em Geografia, Profª. da Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/FCTE-Campus de Ourinhos-SP, Profª. Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Geografia - UNESP/Campus de Rio Claro-SP, Líder do Grupo de Pesquisa em Geotecnologias e Cartografia aplicadas à Geografia – GEOCART/CNPq

Downloads

Publicado

2022-11-17

Como Citar

Araújo, J. G. de ., & Zacharias, A. A. . (2022). O ESTUDO DAS PAISAGENS DO LUGAR DE VIVÊNCIA PELO ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR DE JACOBINA/BA/BRASIL . Revista Ciência Geográfica, 26(3), 1205–1227. https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3055