A CONSTRUÇÃO DA PAISAGEM NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA. UMA LEITURA DESDE PORTUGAL
DOI:
https://doi.org/10.18817/26755122.26.3.2022.3059Palavras-chave:
Geografia. Escola regional. Livros didáticos. Programas. Renovação.Resumo
A paisagem tem uma grande tradição na Escola Regional Francesa, em que a Geografia portuguesa tem uma forte filiação. A influência de Orlando Ribeiro, conhecido representante desta escola, no ensino fundamental e médio, fez-se sentir sobretudo após a Revolução de 1974. Para os alunos que se iniciam na disciplina de geografia, esta tem sido definida, ao longo de gerações, como a “ciência das paisagem”. Nos programas de 2001, pretende-se aprofundar o significado paisagem, valorizando-a como património e valor social. Este discurso não é, contudo, transposto para os livros didáticos, nem tem continuidade nas reformas posteriores. O percurso escolar da paisagem na educação geográfica em Portugal demonstra como ela está intimamente entrosada no discurso educativo, mas também como essa abordagem é simplista e redutora. Há, assim, um importante desafio didático: a paisagem pode ser um elemento central na renovação de uma Geografia de observação, interpretação e reflexão sobre o território.