Planos e programas de prevenção e mitigação de impactos socioambientais: uma análise dos empreendimentos de energia eólica do Rio Grande do Norte – Brasil, entre 2010 e 2023

Autores

  • Talles Rodrigo Barbosa de Aquino
  • Francisco das Chagas Silveira Souza
  • Ana Paula Perlin

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.28.2.2024.3849

Palavras-chave:

Energias Renováveis. Planejamento Ambiental.

Resumo

A indústria de energia eólica no Brasil tem contribuído para a transição energética para uma matriz mais limpa no país. Essa expansão ocorre principalmente após incentivos ao setor de energias renováveis e à indústria a partir de 2002 e mais consistente após 2009 com o sistema de leilões. Porém, a produção de energia por fonte eólica no modelo centralizado acarreta diversos impactos, expondo populações a vulnerabilidades socioambientais. O estado do Rio Grande do Norte se destaca na produção de energia eólica no Brasil com a maior capacidade instalada e segunda maior quantidade de usinas. Assim, esta pesquisa objetiva analisar como os empreendimentos de energia eólica no RN têm planejado ações de prevenção e mitigação de impactos socioambientais. Para isso, foram analisados Relatórios e Estudos de Impactos Ambientais de empreendimentos para geração centralizada de energia eólica, consultando-se os Planos e Programas socioambientais. Foi observado um maior número de Planos/Programas na dimensão ambiental em detrimento da dimensão socioeconômica. Para grande parte dos impactos ambientais relatados por estudos de revisão de literatura, existem Planos/Programas correspondentes na maioria dos empreendimentos analisados, enquanto a grande maioria dos impactos socioeconômicos relatados pela literatura possuem Planos/Programas correspondente apenas na minoria de empreendimentos.

Biografia do Autor

Talles Rodrigo Barbosa de Aquino

Discente do Mestrado em Administração da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil.

Francisco das Chagas Silveira Souza

Discente do Mestrado em Administração da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil.

Ana Paula Perlin

Pós-doutoranda em Administração na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil.

Downloads

Publicado

13-09-2024

Como Citar

Barbosa de Aquino, T. R., das Chagas Silveira Souza, F., & Perlin, A. P. (2024). Planos e programas de prevenção e mitigação de impactos socioambientais: uma análise dos empreendimentos de energia eólica do Rio Grande do Norte – Brasil, entre 2010 e 2023. Revista Ciência Geográfica, 28(2), 314–324. https://doi.org/10.18817/26755122.28.2.2024.3849