Análise espacial dos sinistros de trânsito na área urbana da cidade de Porto Velho-RO, no período de 2018 a 2021, com uso do Sistema de Informação Geográfica-SIG

Autores

  • Alcione Gomes Botelho
  • Siane Cristhina Pedroso Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.28.2.2024.3851

Palavras-chave:

Sinistros de Trânsito. Mobilidade Urbana. Análise Espacial. Sistema de Informação Geográfica.

Resumo

A violência no trânsito passou a ser considerada uma epidemia e o número de vítimas em decorrência de sinistro de trânsito são cada vez mais elevados e responsáveis por levar a morte ou deixar lesões grave as vítimas. Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise espacial dos índices dos sinistros de trânsito na área urbana da cidade de Porto Velho, capital do estado de Rondônia, nos anos de 2018 a 2021. A pesquisa corresponde de abordagens qualitativa e quantitativa, assim como de levantamento de dados bibliográficos e documental, além do método de procedimento estatístico e técnicas de geoprocessamento com uso de Sistema de Informação Geográfica (SIG), para compreensão da espacialização dos sinistros de trânsito, que entre o período de 2018 a 2021 reduziram em cerca de -34,2%. A compreensão da análise espacial dos fatores que contribuem para a violência no trânsito é fundamental, pois os sinistros de trânsito apresentam-se como problema social, econômico e de saúde pública a nível global.

Biografia do Autor

Alcione Gomes Botelho

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia da Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, Rondônia, Brasil.

Siane Cristhina Pedroso Guimarães

Doutora e Profª. de Geografia da Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, Rondônia, Brasil. ORCID:

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Publicado

13-09-2024

Como Citar

Gomes Botelho, A., & Pedroso Guimarães, S. C. (2024). Análise espacial dos sinistros de trânsito na área urbana da cidade de Porto Velho-RO, no período de 2018 a 2021, com uso do Sistema de Informação Geográfica-SIG. Revista Ciência Geográfica, 28(2), 325–333. https://doi.org/10.18817/26755122.28.2.2024.3851