Análise SWOT para ordenamento territorial no município de Prata do Piauí (PI), Brasil

Autores

  • Juliana Oliveira Araújo
  • Francisco Wellington de Araujo Sousa
  • José Germano Moura Ramos
  • Iracilde Maria de Moura Fé Lima

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.28.2.2024.3866

Palavras-chave:

Semiárido. Território. Potencialidades.

Resumo

Para ampliar o conhecimento sobre o município de Prata do Piauí, na perspectiva geográfica, este trabalho tem como objetivo utilizar a análise SWOT, enquanto ferramenta de avaliação desse município, no intuito de inferir suas peculiaridades, a partir da identificação de suas potencialidades traduzidas em “forças e oportunidades”, enquanto suas dificuldades foram consideradas “fraquezas e ameaças”. Como procedimentos metodológicos utilizou-se o método dedutivo; as pesquisas básica, exploratória e qualitativa e a análise SWOT, com apoio de observações de campo e de técnicas de geoprocessamento. Constatou-se que, apesar da representação negativa que as pessoas exprimem sobre o semiárido e suas fragilidades no âmbito socioeconômico e ambiental, Prata do Piauí apresenta características geográficas de grande potencial para o desenvolvimento da atividade turística, principalmente. Diante das várias revisões nas delimitações do semiárido brasileiro, Prata do Piauí continua pertencendo à sub-região de transição semiárida.

Biografia do Autor

Juliana Oliveira Araújo

Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGGEO/Universidade Federal do Piauí - UFPI. Possui graduação em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal do Piauí (Teresina-PI).

Francisco Wellington de Araujo Sousa

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGGEO/Universidade Federal do Piauí - UFPI (Biênio: 2018/2020). Possui graduação em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2011-2016), Campus Petrônio Portela (Teresina-PI). Professor Substituto do Instituto Federal do Piauí, Campus Oeiras.

José Germano Moura Ramos

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGGEO/Universidade Federal do Piauí - UFPI (Biênio: 2019/2021). Possui graduação em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (1999).

Iracilde Maria de Moura Fé Lima

Prof. Dr. da Universidade Federal do Piauí/UFPI. Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (1971). Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982). Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013).

Downloads

Publicado

13-09-2024

Como Citar

Oliveira Araújo, J., de Araujo Sousa, F. W., Moura Ramos, J. G., & de Moura Fé Lima, I. M. (2024). Análise SWOT para ordenamento territorial no município de Prata do Piauí (PI), Brasil. Revista Ciência Geográfica, 28(2), 501–517. https://doi.org/10.18817/26755122.28.2.2024.3866