Educação geográfica para todos: práticas inclusivas na compreensão dos fenômenos da natureza

Autores

  • Izabelle Cristina Gusmão da Silva
  • Jesika García Ramírez
  • Marcia Aparecida Procopio da Silva Scheer
  • Léia Aparecida Veiga
  • José Mauro Palhares

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4169

Palavras-chave:

Raciocínio Geográfico. Acessibilidade Pedagógica.

Resumo

Este artigo apresenta reflexões realizadas a partir do desenvolvimento do projeto de extensão que perpassou a Educação Geográfica e Inclusiva, intitulado “Entendendo os fenômenos da natureza com ênfase na educação inclusiva”, desenvolvido com turmas do sexto ano do Ensino Fundamental no município de Foz do Iguaçu (PR). A proposta articulou teoria e prática, com foco na inclusão de alunos com diferentes necessidades, utilizando materiais didáticos acessíveis e metodologias ativas. A fundamentação teórica baseou-se na Educação Geográfica Crítica e na Análise do Comportamento Aplicada (ABA), favorecendo a mediação pedagógica inclusiva. As atividades envolveram a construção de maquetes, simulações de fenômenos naturais e discussões sobre as inter-relações entre sociedade e natureza. O projeto proporcionou aos alunos a oportunidade de desenvolver um raciocínio geográfico crítico, desnaturalizando problemas socioambientais e desastres naturais, ao compreenderem sua relação com a ocupação do espaço, as mudanças climáticas e as práticas humanas. Conclui-se que a experiência reforça a importância de práticas educativas inclusivas, interdisciplinares e sensíveis às realidades dos estudantes e de seus territórios.

Biografia do Autor

Izabelle Cristina Gusmão da Silva

Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Jesika García Ramírez

Graduanda em Engenharia de Energia pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA. Bolsista do Projeto de Extensão: Entendendo os fenômenos da natureza – PROEX/UNILA.

Marcia Aparecida Procopio da Silva Scheer

Doutora em Engenharia Agrícola. Professora titular no curso de Geografia na Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA. Coordenadora no projeto de extensão: Entendendo os fenômenos da natureza. PROEX/UNILA.

Léia Aparecida Veiga

Doutora em Geografia. Professora no Programa de Pós-Graduação em Geografia na Universidade Estadual de Londrina - UEL. Vice coordenadora no projeto de extensão: Entendendo os fenômenos da natureza. PROEX/UNILA.

José Mauro Palhares

Doutor em Geografia. Professor no Programa de Pós-Graduação em Geografia e no curso de graduação em Geografia na Universidade Federal do Amapá - UNIFAP.

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Publicado

06-07-2025

Como Citar

Gusmão da Silva, I. C., García Ramírez, J., Procopio da Silva Scheer, M. A., Veiga, L. A., & Palhares, J. M. (2025). Educação geográfica para todos: práticas inclusivas na compreensão dos fenômenos da natureza. Revista Ciência Geográfica, 29(1). https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4169