Educação geográfica para todos: práticas inclusivas na compreensão dos fenômenos da natureza
DOI :
https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4169Mots-clés :
Raciocínio Geográfico. Acessibilidade Pedagógica.Résumé
Este artigo apresenta reflexões realizadas a partir do desenvolvimento do projeto de extensão que perpassou a Educação Geográfica e Inclusiva, intitulado “Entendendo os fenômenos da natureza com ênfase na educação inclusiva”, desenvolvido com turmas do sexto ano do Ensino Fundamental no município de Foz do Iguaçu (PR). A proposta articulou teoria e prática, com foco na inclusão de alunos com diferentes necessidades, utilizando materiais didáticos acessíveis e metodologias ativas. A fundamentação teórica baseou-se na Educação Geográfica Crítica e na Análise do Comportamento Aplicada (ABA), favorecendo a mediação pedagógica inclusiva. As atividades envolveram a construção de maquetes, simulações de fenômenos naturais e discussões sobre as inter-relações entre sociedade e natureza. O projeto proporcionou aos alunos a oportunidade de desenvolver um raciocínio geográfico crítico, desnaturalizando problemas socioambientais e desastres naturais, ao compreenderem sua relação com a ocupação do espaço, as mudanças climáticas e as práticas humanas. Conclui-se que a experiência reforça a importância de práticas educativas inclusivas, interdisciplinares e sensíveis às realidades dos estudantes e de seus territórios.