REVISTA CIÊNCIA GEOGRÁFICA XXVI-3

Autores

  • Tatiana

Resumo

Caro leitor,

 

A edição temática “A paisagem e suas interações: o ambiente, a arte e o ensino” é fruto dos trabalhos apresentados e debatidos nos simpósios temáticos que aconteceram durante o 2° IWLR 2022 - International Workshop Landscape Representations (Workshop Internacional Representações da Paisagem), que teve como foco a análise interdisciplinar sobre a paisagem.

Este volume é dedicado a produções nas áreas de Literatura, Linguística, História, Geografia, Educação, Artes e os desdobramentos dessas áreas do conhecimento em cotejo com outras, como Direitos Humanos e Cultura, tanto do ponto de vista da pesquisa básica quanto da aplicada, em nível de graduação e de pós-graduação, em espaços formais e não formais de ensino, em diferentes ambientes, no Brasil e em Portugal.

Assim, por meio de textos literários, de músicas, de formações iniciais e continuadas, de percursos pelas cidades, interiores, sertões, entre outros espaços, o leitor encontrará pesquisas cujas discussões abrangem distintos contextos que começam na paisagem, mas não se esgotam nela, uma vez que os pressupostos teóricos e metodológicos mobilizados pelos autores dos artigos partem de saberes e fazeres da vida, nas dimensões epistêmica, cultural, cidadã, espacial e/ou temporal.

A partir do olhar sobre a paisagem em diferentes perspectivas, os textos deste volume movimentam muitas reflexões. As seguintes questões são formuladas por nós, a partir da leitura dos artigos do volume:

A cidade pode ser vista como obra e espaço de lutas? Como a compreensão sobre variação linguística pode ser uma forma de combate ao preconceito linguístico e de entendimento de que as identidades também se constituem/são constituídas por falares locais? Como as representações das mulheres, em textos da Baixa Idade Média, podem promover discussões na atualidade? De que maneira, cursos de formação (inicial e continuada) e os de iniciação à docência podem contribuir para a educação básica, em componentes curriculares, como a Geografia? Como uma viagem formativa pela cidade pode fomentar olhares e experiências diversas sobre a urbe? Através da música, é possível focar as paisagens do sertão e da cidade? De que forma, obras, como Os Sertões, de Euclides da Cunha, devido a sua atemporalidade, suscitam novas obras em distintos campos de conhecimento? Como um patrimônio industrial, cultural e imaterial pode gerar valorização e novas formas de ver, interagir e integrar pessoas e lugares? Como trabalhar a paisagem por meio de jogos interativos? A paisagem pode ser elemento de renovação de uma Geografia de observação, interpretação e reflexão sobre o território? Como dialogar com conceitos sobre paisagem e realidade local, na escola, desde os anos iniciais do processo de ensino? Como o círculo de leitura pode contribuir com a formação do leitor literário na EJA ao dar destaque à paisagem urbana e ao texto literário? Espaços formais e não formais de ensino podem propiciar valorização do texto literário e uma visão alargada do contexto urbano, por meio da paisagem? Como abordar a construção do Nordeste enquanto lugar de memória e de uma Geografia do sentimento que pode moldar o devir de seu povo e de seu território? De que modo, o cotejo com narrativas indígenas, Geografia e Língua Portuguesa podem evidenciar a paisagem como herança, por meio de uma prática pedagógica interdisciplinar? Como debater a materialidade e a formação do território LGBTQIA+? O texto literário pode proporcionar discussões sobre paisagem que começam, mas não se restringem ao que está na narrativa de determinada obra? Como o trabalho sobre paisagem com pessoas em privação de liberdade pode provocar reflexões sobre lugares de vivências? A construção da identidade pomerana pode ser problematizada na configuração arquitetônica local? O cinema pode produzir novas materialidades sobre o lugar-escola? Mais perguntas poderiam ser feitas, mas partimos destas para evocar outros e novos questionamentos.

Esperamos, leitor, que, além de encontrar respostas, você possa ampliar os debates em outros espaços-tempos, dando continuidade ao movimento de reflexão-ação.

 O convite à leitura está feito, basta ocupar um lugar confortável, escolher por qual texto pretende começar e, sem moderação, aprecie de forma valorativa.

 

A edição temática “A PAISAGEM E SUAS INTERAÇÕES: O AMBIENTE, A ARTE E O ENSINO” foi organizada pelos seguintes profissionais:

 

– TATIANA APARECIDA MOREIRA, PhD. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) - Campus Vitória - ES.

– JORGE LUIS P. OLIVEIRA-COSTA, Doutorando em Geografia Física. Universidade de Coimbra (Faculdade de Letras FLUC). Investigador do CEGOT (Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território).

– ANDRÉA APARECIDA ZACHARIAS, PhD. Universidade Estadual Paulista – UNESP (Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação – FCTE/UNESP/Ourinhos - SP), PPGGEO/UNESP – RIO Claro, GEOCART (Grupo de Pesquisa: ‘Geotecnologias e Cartografia Aplicadas à Geografia’/CNPq),

– FÁTIMA VELEZ DE CASTRO, PhD. Universidade de Coimbra - UC (Faculdade de Letras/Departamento de Geografia e Turismo – DEPGEOTUR/ FLUC). GRUPO RISCOS. CEGOT (Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território).

– LOURENÇO MAGNONI JUNIOR, PhD. Centro Paula Souza, Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB – Seção Bauru/Diretoria), Revista Ciência Geográfica (Comitê Editor), PPDEB - UNESP/Campus Bauru.

 

Tatiana Aparecida Moreira

Doutora em Linguística (UFSCar)

Professora do Ifes – campus Vitória

 

Publicado

2022-11-17

Como Citar

Moreira, T. A. . (2022). REVISTA CIÊNCIA GEOGRÁFICA XXVI-3. Revista Ciência Geográfica, 26(3). Recuperado de https://ppg.revistas.uema.br/index.php/cienciageografica/article/view/3051