Formação docente continuada e ensino de Geografia: experiências com Inovação em Propostas de Ensino de Geografia-IPEGEO

Authors

  • Lana de Souza Cavalcanti
  • Marielly de Sousa Miranda
  • Josiane Silva de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4164

Keywords:

Ensino de Geografia. Percurso de mediação didática. Inovação. Formação docente. Pensamento geográfico.

Abstract

O artigo discute a importância do ensino de Geografia para a compreensão da dimensão espacial da realidade, destacando o uso de metodologias inovadoras para fomentar o pensamento teórico dos estudantes. O empenho em experimentar inovações no ensino justifica-se pela persistência de práticas pedagógicas centradas na reprodução de conteúdo, desarticuladas da vida social e cotidiana dos alunos, o que dificulta seu desenvolvimento intelectual. O texto apresenta e discute a proposta didática intitulada “Inovação em propostas de ensino de Geografia – IPEGEO”, desenvolvida no âmbito de uma pesquisa que está em andamento na Universidade Federal de Goiás. O objetivo desta investigação é experimentar práticas de mediação didática inovadoras para o ensino de Geografia, com foco na cidade e na vida urbana cidadã em Goiás. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa de caráter colaborativo/participante, envolvendo professores e futuros professores de Geografia na experimentação da metodologia proposta, incluindo a possibilidade de produção de materiais didáticos.

Author Biographies

Lana de Souza Cavalcanti

Professora no Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás.

Marielly de Sousa Miranda

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás.

Josiane Silva de Oliveira

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás.

Published

2025-07-06

How to Cite

de Souza Cavalcanti, L., de Sousa Miranda, M., & Silva de Oliveira, J. (2025). Formação docente continuada e ensino de Geografia: experiências com Inovação em Propostas de Ensino de Geografia-IPEGEO. Revista Ciência Geográfica, 29(1). https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4164