Espaços educativos não formais amazônicos: um lugar de encontro entre a criança e a natureza

Authors

  • Fabrícia Souza da Silva
  • Patricia Helena Mirandola Garcia
  • Kellyson Silva de Souza

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4174

Keywords:

Educação não formal. Infância. Educação ambiental. Amazônia.

Abstract

Este artigo investiga a relevância dos espaços educativos não formais na Amazônia para a promoção da interação entre crianças e a natureza. O avanço da urbanização e da tecnologia tem contribuído para o distanciamento infantil do ambiente natural, impactando negativamente seu desenvolvimento integral. Por meio de uma abordagem qualitativa, o estudo foi realizado no Museu da Amazônia (Musa) e no Instituto Soka Amazônia, utilizando entrevistas semiestruturadas com coordenadores pedagógicos, além de visitas técnicas para análise das estruturas e ambientes de aprendizagem dedicados à educação ambiental. Os dados analisados evidenciam que tais espaços proporcionam experiências significativas ao ar livre, promovendo maior conexão das crianças com o meio ambiente e favorecendo processos de sensibilização ambiental e reconexão com a natureza.

Author Biographies

Fabrícia Souza da Silva

Pedagoga, Mestra em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia - PPGEEC/UEA e Doutoranda em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Pesquisadora membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação em Ciências em Espaços Não Formais - GEPECENF/UEA e professora efetiva na Secretaria Municipal de Educação - SEMED/AM.

Patricia Helena Mirandola Garcia

Professora titular da UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campus de Três Lagoas, docente dos cursos de Geografia (licenciatura e bacharelado) e dos Programas de Pós-Graduação em Geografia /Três Lagoas - MS e Ensino de Ciências - linha Educação Ambiental /Campo Grande – MS.

Kellyson Silva de Souza

Doutorando em Ensino de Ciências. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Campo Grande - MS, Brasil.

Published

2025-07-06

How to Cite

Souza da Silva, F., Mirandola Garcia, P. H., & Silva de Souza, K. (2025). Espaços educativos não formais amazônicos: um lugar de encontro entre a criança e a natureza. Revista Ciência Geográfica, 29(1). https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4174