Espaços educativos não formais amazônicos: um lugar de encontro entre a criança e a natureza
DOI:
https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4174Keywords:
Educação não formal. Infância. Educação ambiental. Amazônia.Abstract
Este artigo investiga a relevância dos espaços educativos não formais na Amazônia para a promoção da interação entre crianças e a natureza. O avanço da urbanização e da tecnologia tem contribuído para o distanciamento infantil do ambiente natural, impactando negativamente seu desenvolvimento integral. Por meio de uma abordagem qualitativa, o estudo foi realizado no Museu da Amazônia (Musa) e no Instituto Soka Amazônia, utilizando entrevistas semiestruturadas com coordenadores pedagógicos, além de visitas técnicas para análise das estruturas e ambientes de aprendizagem dedicados à educação ambiental. Os dados analisados evidenciam que tais espaços proporcionam experiências significativas ao ar livre, promovendo maior conexão das crianças com o meio ambiente e favorecendo processos de sensibilização ambiental e reconexão com a natureza.