Geografia e educação em gênero: aproximações preliminares entre a matriz curricular para o Ensino Médio de Rondônia e o cotidiano do espaço da EEEFM Marechal Castelo Branco - Porto Velho, Rondônia
DOI:
https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4183Keywords:
Educação em gênero. Geografia e gênero. Currículo escolar.Abstract
O presente artigo propôs uma análise qualitativa sobre gênero e os documentos públicos educacionais de esfera nacional. Conceituou-se que a geografia é uma ciência que estuda a organização e produção do espaço. Nela, foi possível refletir sobre questões sociais, como a de gênero, sendo parte integrante das práticas espaciais. A pesquisa abordou o conceito de gênero por meio da perspectiva da geografia, além de identificar, com base nos documentos públicos evidenciados ao longo do trabalho, se o estudo de gênero poderia ser abordado no âmbito educacional. Também foram discutidos alguns projetos de leis que visam a proibição dessa temática em sala de aula. Por fim, foi realizada uma análise qualitativa do Referencial Curricular para o Ensino Médio de Rondônia para examinar como os estudos de gênero poderiam ser ensinados no espaço escolar.