Ensino de região na Geografia escolar: a operacionalização de um princípio do raciocínio geográfico

Authors

  • Raquel Augusta Melilo Carrieri

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4185

Keywords:

Região. Regionalização. Raciocínio geográfico.

Abstract

Este artigo parte do pressuposto de que a riqueza analítica do conceito de região precisa ser defendida como ferramenta que proporciona a leitura geográfica dos espaços e fenômenos espaciais. O exercício de regionalização, ao possibilitar a criação de novas regiões e modelos regionais objetiva a visualização e a compreensão de fenômenos de repercussão espacial em diferentes escalas por meio da mobilização de ações mentais complexas. Nesta pesquisa são apresentadas três ações mentais relacionadas ao exercício de regionalização: diferenciar, classificar e representar. Seriam essas ações, isoladas ou em conjunto, princípios do raciocínio geográfico? Ou a regionalização é um desses princípios e precisa ser resgatada como tal? Acredita-se que as ações mentais associadas à regionalização são parte de um movimento que contribui para o desenvolvimento do raciocínio geográfico no ensino de Geografia. Mas esse raciocínio, porque conectado a uma ciência, é composto de princípios. É a partir desse pressuposto, e de teorias que lhe dão suporte, que se defende que a regionalização é um princípio do raciocínio geográfico.

Author Biography

Raquel Augusta Melilo Carrieri

Graduada em Geografia, Bacharelado e Licenciatura, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012 e 2013), Mestrado em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG e Doutorado em Geografia no Instituto de Geociências da UFMG. Atualmente é professora do Ensino Médio na rede básica de ensino. Também é autora da coleção Anos Finais do Ensino Fundamental (6 ao 9 ano) da Editora Bernoulli. Já produziu material didático para a Fundação Getúlio Vargas e atuou como consultora educacional na elaboração de referenciais curriculares. Concentra suas pesquisas em Ensino de Geografia, Visible Learning e Desing de dados.

Published

2025-07-06

How to Cite

Melilo Carrieri, R. A. (2025). Ensino de região na Geografia escolar: a operacionalização de um princípio do raciocínio geográfico. Revista Ciência Geográfica, 29(1). https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4185