Objetivos do ensino de Geografia na contemporaneidade: perspectivas a partir de discussões na formação inicial de professores

Authors

  • Tamara de Castro Régis
  • Vanessa Pâmela Tomelin
  • José Iago Almeida Carneiro
  • Dirceu Bruno Câniva Sebastião I. P. N. R. da Silva

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4195

Keywords:

Formação de professores. Geografia Escolar. Ensino de Geografia.

Abstract

Nesta escrita, apresentamos e discutimos os resultados de uma prática realizada com licenciandos em Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na disciplina de Metodologia de Ensino de Geografia. A prática teve como objetivo estimular uma reflexão crítica nos estudantes sobre os objetivos da Geografia Escolar na contemporaneidade, com base nos conteúdos conceituais estudados ao longo do curso. Pretendeu-se, com isso, incentivar a ressignificação dos conhecimentos teórico-científicos da Geografia, destacando a importância de formar professores capazes de compreender e atuar criticamente no ambiente escolar. Os resultados indicam que os licenciandos percebem a necessidade de que a Geografia Escolar se adapte às demandas contemporâneas, integrando novos conteúdos, metodologias colaborativas e tecnologias digitais. Esse alinhamento contribui para um Ensino de Geografia mais relevante e conectado às transformações sociais do mundo atual.

Author Biographies

Tamara de Castro Régis

Doutora e mestra em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharela e licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora colaboradora no Departamento de Geografia da Universidade do estado de Santa Catarina (UDESC). Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia (LEPEGEO/UDESC) e do Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar (LabTATE/UFSC).

Vanessa Pâmela Tomelin

Doutoranda e mestra em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bacharela e licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora efetiva da Educação Básica, Integral, Tecnológica e Bilíngue do CEIT Leonel de Moura Brizola (Rede Pública Municipal de Ensino de Bombinhas/SC). Pesquisadora do Observatório de Práticas Escolares (OPE/UDESC) e do GEESProf (UFSC).

José Iago Almeida Carneiro

Mestrando em Geografia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado Santa Catarina (UDESC). Pesquisador do Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar (LabTATE/UFSC).

Dirceu Bruno Câniva Sebastião I. P. N. R. da Silva

Graduado em licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Integrante do programa de extensão “Repensando os Saberes Geográficos da Prática Docente na Educação Básica”, vinculado ao Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia (LEPEGEO/UDESC).

Published

2025-07-06

How to Cite

de Castro Régis, T., Tomelin, V. P., Almeida Carneiro, J. I., & I. P. N. R. da Silva, D. B. C. S. (2025). Objetivos do ensino de Geografia na contemporaneidade: perspectivas a partir de discussões na formação inicial de professores. Revista Ciência Geográfica, 29(1). https://doi.org/10.18817/26755122.29.1.2025.4195