A GEOGRAFIA ESCOLAR NA DÉCADA DE 1930 NA PARAÍBA: PRESCRIÇÕES DIDÁTICAS A PARTIR DA REVISTA DO ENSINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.26.01.2022.2878

Palavras-chave:

Revistas Pedagógicas. Escola Nova. Geografi a.

Resumo

A Revista do Ensino foi um órgão ofi cial da imprensa educacional do estado da Paraíba que circulou durante os anos de 1932 a 1942, compreendendo um período marcado pelo movimento de renovação educacional (inspirado nas ideias da Escola Nova) e de uma política nacionalista empreendida pelo governo de Getúlio Vargas. Neste trabalho, temos por objetivo analisar a disciplina de Geografi a no período em tela, a partir das prescrições contidas nos Programas de Ensino Primário nos anos de 1932 e 1936,publicados na Revista do Ensino. Como procedimento metodológico, nos debruçamos na catalogação, análise e sistematização dos exemplares da Revista do Ensino (PB) e, mais especifi camente, dos dois Programas de Geografi a para o Ensino Primário publicados nos anos de 1932 e 1936. Como resultados, nossa pesquisa mostra quão os impressos pedagógicos são férteis na compreensão do contexto educacional em que estão inseridos, constituindo-se fontes privilegiadas para a compreensão da Geografi a escolar.

Biografia do Autor

Angélica Mara de Lima Dias, UEPB

Doutora em Geografi a pela Universidade Federal da Paraíba. Professora do Departamento de Geografi a da Universidade Estadual da Paraíba/Campus III. Líder do Laboratório de Estudos sobre Geografi a Escolar (LABORGEO/UEPB). Integrante do Grupo de Pesquisa Ciência, Educação e Sociedade (GPCES/UFPB).

Maria Adailza Martins de Albuquerque, UEPB

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Geografi a da Universidade Federal da Paraíba. Líder do Grupo de Pesquisa Ciência, Educação e Sociedade (GPCES/UFPB).

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Publicado

2022-07-20

Como Citar

Mara de Lima Dias, A. ., & Adailza Martins de Albuquerque, M. . (2022). A GEOGRAFIA ESCOLAR NA DÉCADA DE 1930 NA PARAÍBA: PRESCRIÇÕES DIDÁTICAS A PARTIR DA REVISTA DO ENSINO. Revista Ciência Geográfica, 26(01), 181–214. https://doi.org/10.18817/26755122.26.01.2022.2878