Educação Geográfica e formação docente na Bolívia: alguns apontamentos

Autores/as

  • Clézio dos Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

DOI:

https://doi.org/10.18817/26755122.27.4.2023.3557

Palabras clave:

Ensino de Geografia. Formação docente. Bolívia.

Resumen

O ensino de Geografia e a formação de professores na América Latina entrou em nossa agenda de pesquisa em 2012, no processo de organização de agenda de pesquisa da área de Ensino de Geografia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. O objetivo desta pesquisa é analisar o ensino de Geografia na Bolívia a partir da Formação Docente. A metodologia é qualitativa, apoiada no referencial teórico sobre o ensino de Geografia e a formação professores latino-americanos. A pesquisa se divide entre: formação de professores na Bolívia, políticas educacionais e ensino de Geografia nas escolas bolivianas. É fundamental acompanhar por meio de pesquisas sobre o ensino de Geografia e a formação docente as políticas educacionais voltadas para a América Latina no sentido de entender como propostas educacionais neoliberais homogeneizantes dialogam com países nada homogêneos e com necessidades distintas.

Biografía del autor/a

Clézio dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Professor Associado II do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (IM/UFRRJ). Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO/UFRRJ) e do Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia (GEPEG/UFRRJ/CNPq). Jovem Cientista do Nosso Estado - FAPERJ.

Publicado

2024-01-03 — Actualizado el 2024-01-05

Versiones

Cómo citar

dos Santos, C. (2024). Educação Geográfica e formação docente na Bolívia: alguns apontamentos. Revista Ciência Geográfica, 27(4), 2271–2282. https://doi.org/10.18817/26755122.27.4.2023.3557 (Original work published 3 de enero de 2024)